quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vereadores e imprensa visitam canteiro de obras da Suzano



Imperatriz – O vereador-presidente Hamilton Miranda de Andrade (PSD) lidera nesta quinta-feira (14) uma comitiva de vereadores e jornalistas que visitarão a unidade fabril do grupo Suzano Papel e Celulose. Essa é a mais moderna fábrica de celulose do mundo com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose para exportação, auto-suficiente em energia e que terá gerado mais de 15 mil empregos.
A vereadora Fátima Avelino (PMDB) diz que o objetivo da visita é conhecer o canteiro de obras do empreendimento que está sendo instalado em Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão. “Nós chegamos a debater em plenário alguns temas envolvendo a Suzano, fato que entramos em contato solicitando a realização dessa visita técnica ao canteiro de obras da fábrica”, justifica.
Ela assinala que os vereadores e jornalistas deverão ser recepcionados por executivos da Suzano, de São Paulo. A visita, considera a vereadora, será uma oportunidade de conhecer a mão-de-obra contratada pela empresa. “Nós vamos buscar identificar essas deficiências em relação a contratação de mão-de-obra, em Imperatriz”, disse.
Fátima Avelino ressaltou que a imprensa também foi convidada a acompanhar a visita técnica que será feita ao canteiro de obras da fábrica da Suzano, localizada na “Estrada do Arroz”, na altura do povoado Bacaba. “Será disponibilizada um veículo (van) para levar os jornalistas e radialistas que estarão registrando essa visita a canteiro de obras da Suzano”, frisa.
A parlamentar reconhece que a instalação da fábrica contribuiu para impulsionar a economia de Imperatriz, gerando novos postos de trabalhando e aumentando o poder de compra da comunidade imperatrizense. “Nós queremos destacar o empenho da governadora Roseana Sarney e o esforço do prefeito Sebastião Madeira que lutaram para trazer essa fábrica para Imperatriz”, diz ela.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Souza (PP), disse que será possível verificar in loco o andamento da obra de construção dessa fábrica, bem como a mão-de-obra empregada, verificar o lado técnico e ambiental. “Nós (Legislativo) recebemos reclamação da contratação de empresas e trabalhadores do estado de São Paulo; queremos saber se existe uma ‘caixa-preta’ nesse processo de instalação da fábrica da Suzano, em Imperatriz”, salientou.
Ele admite que o empreendimento proporciona a geração de emprego a renda a centenas de famílias de Imperatriz, inclusive aos moradores de povoados que ficam à margem da “Estrada do Arroz”. “Essa distribuição da renda aquece a economia de Imperatriz, gerando também mais impostos para investimento na cidade. Contudo, é necessário que dêem prioridade a mão-de-obra local, capacitando nossos jovens para trabalhar nessa unidade fabril”, disse.
O engenheiro civil e vereador Joel Gomes Costa (PMN) considera de fundamental importância à visita que será feita nesta quinta-feira (14) a fábrica da Suzano Papel e Celulose. “A Câmara Municipal tem sido o local de ressonância de reclamações dos mais diversos segmentos populares. É melhor que os vereadores estejam inteirados do fato em si do que é a Suzano hoje, em Imperatriz”, argumenta.
Ela atesta que “nenhum vereador tem conhecimento da obra, pois nunca visitou o canteiro de obras, muito menos os problemas decorrentes da instalação da fábrica, considerada de tamanha grandeza”. “Essa visita técnica servirá para tomar conhecimento do empreendimento, inclusive de todos os atos executivos da obra, os problemas enfrentados, a contratação funcional e o conhecimento real da grandeza dessa obra”, concluiu.


Vereador Joel Costa: “Essa visita técnica é de suma importância”

Nenhum comentário:

Postar um comentário