quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vereadores avaliam como positivo visita ao site de obras da Suzano



Imperatriz (MA) – Os vereadores e a imprensa visitaram ontem [14/05] o “site” de obras da maior fábrica de celulose do mundo, cuja capacidade de produção será de 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose para exportação, localizada na altura do povoado Bacaba, em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão.
O vereador Joel Gomes Costa (PMN), que também é Engenheiro Civil, avaliou como positivo a visita ao “site” de obras da unidade da Suzano, que prevê a geração de mais de 10 mil empregos, em Imperatriz. “Nós tivemos a noção do tamanho dessa obra, bem como os benefícios que traz para Imperatriz”, disse.
Ele também observa que a iniciativa serviu para esclarecer algumas denúncias que haviam sido registradas na Câmara de Vereadores de Imperatriz, como a contratação de empresas e mão de obra de outros estados da federação. “Imperatriz está de parabéns, pois recebe uma obra dessa envergadura, inclusive com a contratação de milhares de trabalhadores de nossa cidade”, frisa.
Joel Costa entende que “esse investimento marca uma nova etapa do processo de desenvolvimento de Imperatriz: novo tempo, antes e depois da Suzano”. “A instalação dessa unidade fabril marcará uma nova fase de progresso e de desenvolvimento desta que é a maior cidade do interior do Maranhão”, atesta.
Ele reconhece que a instalação da fábrica da Suzano foi uma concentração de esforços da governadora Roseana Sarney e do prefeito Sebastião Madeira que viabilizaram a vinda dessa unidade para Imperatriz. “A cidade polo de desenvolvimento regional é Imperatriz, pois antes queriam levar essa fábrica para Porto Franco, a 100 km”, disse.
O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR), o Chiquim da Diferro, disse que embora tenham sido feitos vários questionamentos aos executivos da Suzano em relação ao impacto ambiental que será causado diretamente nos povoados que ficam às margens da “Estrada do Arroz” quase nenhum foi respondido. “Essa área está cheia de eucalipto, expulsando os pequenos agricultores”, frisa.
Ele sustenta que será inevitável o impacto ambiental quando a fábrica da Suzano estiver em pleno funcionamento em Imperatriz. O vereador elogiou a presença da imprensa que poderá mostrar para o país como está sendo construída essa unidade fabril. “Nós voltaremos no próximo mês no canteiro de obras, pois esperamos que sejam dadas as respostas de alguns questionamentos que foram feitos durante a palestra”, disse.
Já o vereador Raimundo Roma (PSL) contou que os diretores da Suzano Papel e Celulose garantiram que estão atualmente com um ponto máximo de dois mil trabalhadores, mas a previsão é que cheguem a 10 mil trabalhadores. “São milhares de postos de trabalho, mas observamos que é necessário também que haja qualificação profissional”, cita.
Ele disse que pôde constatar in loco que a maior caldeira do mundo será instalada nessa unidade da fábrica da Suzano, em Imperatriz. “Nós tivemos essa oportunidade de conhecer essa gigantesca obra que impulsiona a economia e gera milhares de empregos para Imperatriz e municípios da região Tocantina”, concluiu.


Vereadores durante visita técnica ao “site” de obras da fábrica da Suzano, em Imperatriz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário