quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Márcio Leite receberá título de cidadão imperatrizense



Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta
-feira (11) Decreto Legislativo nº 04/13

Imperatriz – Natural de São Luís (MA), o professor-doutor José Márcio Soares Leite, 64 anos, secretário-adjunto de Estado da Saúde do Maranhão, mestre e doutor em Ciências da Saúde, pós-graduação em Medicina do Trabalho e Gestão Hospitalar, será um dos homenageados com o título de Cidadão Imperatriz.
A propositura, de autoria do vereador Richard Wagner Silva (DEM), foi aprovada nesta quarta-feira (11) em sessão ordinária da Câmara Municipal de Imperatriz.
Ele ressalta que o médico aposentado do Ministério da Saúde possui extensa folha de serviços prestados a pró-saúde de Imperatriz, cita como exemplos, a viabilização do primeiro serviço de Oncologia Clínica e Hemodinâmica, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Rafael.
Além disso, trouxe para Imperatriz o primeiro serviço de Hemodiálise, bem como contribuiu e participou da construção e inauguração da então maternidade “Mãe Pobre”, conhecido hoje como Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), referência no sudoeste do Maranhão em atendimento obstétrico e ginecológico.
Márcio Leite tecnicamente trabalhou pela inserção de Imperatriz e municípios vizinhos no Qualesus/Rede, que inclui os estados do Maranhão, Tocantins e Pará, o chamado TOPAMA.
“Ele (Márcio Leite) também inaugurou 40 leitos de UTI Neo Natal no Hospital Regional materno Infantil (HRMI) e 40 leitos de UTI adulto na setor privado credenciados ao SUS, em Imperatriz”, justifica o vereador Richard Wagner, que destaca ainda o agraciado sempre esteve presente e lutou pelos projetos na área da saúde de Imperatriz.
Biografia - O vereador descreve ainda que o médico Márcio Leite é presidente da Academia Maranhense de Medicina e da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; membro da Academia Maranhense de Ciências, e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de História da Medicina e da Sociedade Maranhense de História da Medicina.
Segundo ele, Márcio Leite teve seu trabalho na área da saúde pública reconhecido pelo Governo do Maranhão, que o agraciou com a Medalha de Mérito Timbira, categoria Cavaleiro; Medalha do Mérito Timbira, categoria Direitos Humanos; Medalha da Ordem do Mérito da Saúde Pública, grau comendador e com a Medalha da Ordem dos Timbiras – 4º Centenário no Grau Comendador, também pela sociedade de “Amigos da Marinha”, com a medalha “Amigos da Marinha”.


Vereador Richard Silva é o autor do Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Imperatriz ao médico Márcio Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário