quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Camponeses foram “expulsos” sem direito a indenização, diz vereador


Montes Altos – Famílias que residiam durante décadas no município, mas que foram atingidas pelo processo de demarcação da reserva indígena Krikati, em Montes Altos, reclamam que foram “expulsas” pelo governo sem direito à indenização.
De acordo com o vereador José Nilton Paixão, o Nil Gomes, essas famílias pagavam impostos ao governo, mas foram “despejadas” sem critérios pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
“É um absurdo o que aconteceu em Montes Altos, pois essas pessoas pagaram impostos durante uma vida inteira, mas não tiveram seus direitos respeitados pelo governo federal”, denunciou ele, que assinala um recurso administrativo impetrado pelo lavrador Cláudio da Silva que comprova que forma cabal que residia durante décadas na propriedade, antes mesmo da área ser habitada pelos índios Krikati.
Porém, observa o parlamentar, o processo não foi aprovado na Comissão de Sindicância da Funai, pois o classificaram como sendo de “má fé”, sem direito a receber direitos a indenização e benfeitorias na propriedade. “Esse cidadão agora terá que apelar para à Justiça comum para ver se algum dia venha a receber em direito”, dispara.
Nil Gomes lamentou a injustiça e o descaso para com os camponeses durante anos aguardam pelo pagamento das indenizações que deveriam ter sido feitas pela Fundação Nacional do Índio – Funai.
Vereador Nil Gomes relata situação das famílias que foram “expulsas” de suas propriedades durante o processo de demarcação da reserva Krikati, em Montes Altos

Nenhum comentário:

Postar um comentário