terça-feira, 30 de abril de 2013

Primeira turma no curso de medicina da UFMA de Imperatriz deverá ingressar em breve




Semana passada o deputado Léo Cunha (PSC), comemorou mais um importante passo dado na direção do processo de Implantação do curso de medicina na cidade de Imperatriz, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado e o prefeito Sebastião Madeira (PSDB).
Ao falar sobre a assinatura, o deputado agradeceu ao governo do Estado e ao prefeito Madeira pelo empenho em prol da implantação do curso.  “Agradeço a governadora que buscou junto ao governo Federal os meios necessários para que a implantação do curso fosse possível, e ao prefeito, que além de ser gestor é médico e sempre acreditou nessa conquista, pois sabia da sua importância” destacou. 
Léo Cunha sempre foi um grande incentivador para que a implantação do curso fosse uma realidade, ele se juntou a luta, desde 2008, quando mesmo ainda sendo suplente, fez a solicitação ao então governador Jackson Lago (PDT), por meio de uma indicação aprovada na Assembleia Legislativa no dia 28 de agosto daquele ano, conforme consta no diário oficial da Casa.
Desde aquela época até hoje, o deputado não descansou para que a conquista fosse alcançada, ratificando o pedido publicamente a governadora Roseana Sarney (PMDB), em plena campanha eleitoral no ano de 2010.
E após ter sido eleito, o parlamentar, mais uma vez, oficializou o pedido junto ao governo do Estado, através da indicação 794-11, a fim de que governadora Roseana Sarney (PMDB) intercedesse junto ao Ministério da Educação, para que a implantação ocorresse.
Durante audiência mantida com a governadora em 2011, ele tratou do assunto pessoalmente com ela, que prontamente assumiu o compromisso de que iria levar o assunto ao então ministro Fernando Haddad. Fato que acorreu naquele mesmo ano, quando Roseana participou de uma reunião com o ministro, recebendo dele a confirmação de que a implantação do curso seria viabilizada. 
Para o deputado a conquista do curso, não é pessoal, mas de toda a população da região Tocantina e sul do Maranhão, pois irá realizar o sonho de muitos jovens que esperavam ansiosamente pela oportunidade. E que depois de formados, poderão suprir uma demanda tão necessária nos municípios dessas regiões.
“Esses futuros médicos poderão trabalhar aqui mesmo na nossa própria região, ajudando a melhorar o quadro de médicos, que atualmente está defasado,” disse.
A assinatura do termo de cooperação técnica, ocorrida na ultima quinta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura, é a coroação de uma luta da população da cidade, que ajudada pelo deputado Léo Cunha está cada vez mais próxima de se realizar.
Durante a solenidade, o reitor anunciou que a UFMA está empregando todos os esforços com a expectativa de que a primeira turma do curso de medicina de Imperatriz ingresse já no próximo ano. Para concorrer a uma vaga o candidato deverá participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e inscrever-se no SISU (Sistema de Seleção Unificada), onde será selecionado conforme sua ordem de classificação no curso em relação aos outros concorrentes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário