terça-feira, 2 de abril de 2013

Fim do perigo Eucaliptos da BR 230, em Estreito, são cortados




A prefeitura de Estreito realizou no dia 26 de março a retirada de 204 pés de eucaliptos da BR 230, saída para Carolina, atendendo a um anseio da população circunvizinha da área. A retirada das árvores só aconteceu após inúmeras reuniões e a realização de um estudo de impacto ambiental, efetuado por dois profissionais, um biólogo e um engenheiro ambiental. Esses profissionais informaram que apesar do eucalipto se desenvolver bem nesta região, ele tem um “prazo de validade”, as árvores de Estreito, que estavam com mais de 20 anos, já apresentavam sinais de anomalias, como cupins e troncos brocados, como foi constatado após os cortes.
Apesar do bom desenvolvimento, da beleza paisagística, da sombra e da ventilação, as centenas de eucaliptos de Estreito estavam oferecendo riscos eminentes à população causando assim vários acidentes, dentre eles queda de galhos sobre veículos, acidente com mototaxistas, além de acidentes com pessoas idosas que fazem caminhadas pelo calçamento.
As partes sãs das toras retiradas, são de domínio do município e estão armazenadas para que posteriormente possam ser usadas na confecção de móveis para creches e escolas, praças, além de outras utilidades em favor da comunidade.




A opinião da comunidade
As árvores foram retiradas, várias delas, ao som de fogos de artifícios, soltos pelos moradores do local, que comemoraram. “A retirada dessas árvores era necessário, afinal já estavam aí há 22 anos. Eu moro em um sobrado e em noites de chuvas o vento passava pelos eucaliptos e batia na rede elétrica, assustava todo mundo, ninguém conseguia dormir”, comemora Eugenia Coelho e Silva.
“Duas coisas importantes acontecem com a retirada dessas árvores: segurança para a comunidade e respeito ao meio ambiente”, disse Helder Cirqueira, vereador (PSC).
“A-d-o-r-e-i! Ano passado participei de uma reunião em que foi discutida a necessidade da retirada desses eucaliptos e eu fui a favor, temia pela vida dos meus vizinhos que estavam expostos aos riscos, que se acentuavam em momentos de chuva”, diz Maria Leite Sousa, aposentada. 
A retirada dos eucaliptos aconteceu por meio da secretaria de Meio Ambiente, com apoio da secretaria de Infraestrutura, de Transporte e dep. De Limpeza. (Ascom-Estreito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário