domingo, 12 de janeiro de 2014

Deputado Léo Cunha participa das discussões em torno da crise do sistema prisional maranhense




Os atos de violência contra a população de São Luís, registrados na semana passada, fizeram com que o deputado Léo cunha (PSC), mesmo em recesso, se dirigisse para a capital, onde na ultima quarta-feira (08) esteve juntamente com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, deputado Roberto Costa (PMDB), no Complexo Prisional de Pedrinhas. A visita dos parlamentares teve o objetivo de vistoriar as unidades prisionais e disponibilizarem apoio a todas as ações que visem à solução da crise. 

Segundo a polícia, os ataques que resultaram na morte da menina Ana Clara, de apenas seis anos,  partiram de dentro do Complexo de Pedrinhas, sendo uma represália às operações realizadas pela Tropa de Choque da Polícia Militar dentro do presidio, com o objetivo de diminuir as mortes nas unidades prisionais do estado.       

Infelizmente a crise no sistema prisional atinge várias capitais brasileiras, não sendo uma situação exclusiva do Maranhão, o que reflete o aumento da violência em todo o país, e que requer investimentos pesados, incluindo a construção de novos presídios, a reforma e a ampliação dos já existentes e principalmente a ressocialização dos detentos.

Mas, para Léo Cunha, nada justifica atos covardes praticados contra a população, ele entende que a solução para resolver a crise no sistema de segurança do país, precisa da união de forças entre governo estadual e federal.  E foi justamente com a finalidade de unir forças que o parlamentar esteve em Pedrinhas.

“Não poderia ficar omisso nesse momento tão delicado para o nosso estado, em que nossa população precisa de uma resposta imediata, e tenho certeza que nesse sentido, a governadora Roseana Sarney e o secretário Aluísio Mendes (Segurança) estão disponibilizando todos os esforços possíveis para resolver os problemas apresentados,” disse Léo Cunha.

O deputado esteve nos pavilhões da Penitenciária de Pedrinhas, os Presídios São Luís I e II e também vistoriou a obra de reforma da Cadete, que deverá ser concluída nos próximos dias. Com as vagas reforma mais 450 vagas serão abertas, ajudando a desafogar o complexo de pedrinhas.

Léo Cunha avaliou como positivas todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado para o reestabelecimento da ordem nas unidades prisionais, que conta ainda com a transferência de presos para presídios federais.  “Estamos aqui preocupados não só como deputado, mas enquanto cidadão que somos, e nessa visita pudemos verificar que a normalidade dentro dos presídios está estabelecida,” afirmou.


A visita foi acompanhada pelo secretário-adjunto de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Kécio Rabelo, corregedor-geral da Sejap José Ribamar Nascimento, comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Ivaldo Barbosa, defensor público estadual Luís Otávio Moraes Filho e o coordenador de assistência jurídica da Sejap, Fernando Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário