segunda-feira, 11 de março de 2013

2º ENCONTRO DE PREFEITOS REÚNE GESTORES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS





O encontro aconteceu no Auditório da UFMA Campus de Grajaú
 
 
            Com o tema: “Práticas para Gestão Municipal Eficiente”, foi realizado durante todo o dia desta sexta-feira, 08, no Auditório da UFMA – Campus de Grajaú, o 2º Encontro de Prefeitos das Regiões Centro sul, Sul e Tocantina do MA, com as presenças de representantes de vários municípios. Presente ao evento os secretários de estado; Claudio Trinchão, da Fazenda e Fabio Gondim Pereira da Costa, de Gestão e Previdência. O deputado estadual do DEM/MA Antonio Pereira, também prestigiou o evento.   
            O prefeito de Grajaú, Junior de Sousa Otsuka, município anfitrião, abriu o evento dando as boas vindas a todos e agradecendo por suas presenças.
            Antes do inicio das palestras o Dia Internacional da Mulher foi lembrado e a 1ª Dama Claudia Otsuka recebeu das mãos do prefeito Junior de Sousa Otsuka um buque de flores representando todas as mulheres presentes ao encontro bem como as do município.
            As palestras foram iniciadas pelo Secretário de Estado de Fazenda Claudio Trinchão.
            Com o tema “AÇÕES PARA INCREMENTO DAS RECEITAS MUNICIPAIS”. Claudio chamou a atenção dos gestores municipais para o cuidado com as finanças principalmente as fixas. Lembrou aos novos prefeitos que é hora de arrumar a casa, de enxugar a máquina, porque se isso não for feito agora passarão os 04 anos perdido, haja vista que a sociedade hoje cobra e exige que a administração cumpra com as leis, e a iniciativa da realização de um evento como o 2º encontro de prefeitos é muito interessante. “Vejo este evento como marcante, importante, porque nós sabemos que houve uma renovação muito grande de prefeitos no estado do Maranhão, e dar este suporte técnico a estes prefeitos de primeiro mandato em bom para o município e é bom pro estado, porque quanto mais organizada a sociedade melhor a atuação da prefeitura que esta próxima de seus munícipes e consequentemente a organização trás também pra nós do estado,  incremento de arrecadação, a prefeitura pode ainda ser parceria do estado na formalização dos investimentos aqui na região. Então é uma relação de ganha, ganha, e quem ganha é a população”, frisou o secretário Claudio Trinchão.
            Claudio ainda mostrou um gráfico com os valores que cada município passara a receber a partir de 2013, com a derruba do veto aos Royalties. O secretário ainda anunciou a instalação de um posto fiscal para Grajaú e uma agência do programa Viva Cidadão, para inaugurar no máximo até março de 2014. Falou ainda da importância dos municípios de se organizarem em um novo modelo de gestão, os consórcios públicos dos municípios. “Estamos trazendo também uma proposta que é muito interessante que é uma experiência virtuosa que já acontece nos estados do Sul e Sudeste, que é a criação de um consorcio público dos municípios. Esses municípios podem ganhar escala em termos de compras, reduzirem seus custos ou ate compartilhar suas despesas” disse Claudio, que elogiou a iniciativa do prefeito de Grajaú em realizar o encontro; “ É louvável a Iniciativa do prefeito Otsuka, este tipo de iniciativa só trás coisas boas, como troca de experiências, qualificação dos quadros técnicos, dos próprios prefeitos, isso é muito importante. Hoje percebemos que o prefeito Otsuka vem exercendo um papel de liderança aqui na região, percebemos que há uma intenção muito positiva dos prefeitos de fazer bem feito, percebemos que há um olhar diferente na administração publica,  o Otsuka e a organização do evento estão de parabéns”, elogiou o secretário de estado da fazenda.
A segunda palestra da manhã foi de Manoel Moura Vasconcelos, da empresa MERCOPLAN, sobre “CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS”. Manoel chamou a atenção dos prefeitos para os diversos meios que os gestores podem e devem usar, para irem em  busca dos inúmeros fundo perdidos, nas mais variadas áreas, como, educação, saúde, infraestrutura e etc...  A exemplo o Programa Minha Casa Minha Vida. Lembrou aos gestores que são mais de 200 e que a prefeitura tem que ter coordenador específico para poder gerir os programas junto ao governo federal.  “Hoje depende mais do município do que de qualquer outra pessoa, a busca pelos recursos federais. O Governo Federal dispõem de mais de 200 para os municípios, a única exigência e que os municípios mantenham seus cadastros atualizados, as informações sempre em dia, que também é uma obrigação dos gestores municipais”, disse Manoel Moura Vasconcelos.
No período da tarde houve a palestra do Secretário de Estado de Gestão e Previdência, com o tema: A Importância do Planejamento na Gestão do Município.
            Dos municípios convidados compareceram os prefeitos de:Itaipava do Grajaú, João Gonçalves de Lima Filho; Formosa da Serra Negra, Edimilson Moreira dos Santos; de  Sitio Novo do Maranhão, João Carvalho dos Reis (João Piquiá), que considerou a iniciativa do prefeito de Grajaú como louvável: “É louvável a atitude do Otsuka, e acho que todos os municípios com uma reunião dessa aqui só tem a ganhar, porque a união é que faz a força. Espero que este evento nos renda,  muitos frutos, frutos bons”,disse o prefeito de Sitio Novo do MA.
            A ideia de união também é compartilhada pelo prefeito de  Estreito, Cicero Neco Morais. “O primeiro encontro foi realizado em Estreito em dezembro, de 2012, e este segundo só vem reforçar ainda mais a necessidade de união entre os municípios pois com certeza só temos a ganhar. achei interessante a programação, a palestra sobre Captação de Recursos Federais foi muito interessante, nos deu um norte, haja vista as grandes necessidade pelo quais estamos passando, precisamos que mais colegas façam esses encontros, para cada vez mais fortalecermos nossa região”frisou o prefeito Cicero Neco Morais.
            Outros municípios participantes mandaram representantes: Fernando Falcão, Buriticupu, Imperatriz, Colinas do MA; Fortaleza dos Nogueiras; Arame.
            O Ministério Público foi representado por Carlos Róstão e segundo o Promotor os gestores municipais precisam se organizar no sentido de planejar. “ Os municípios e o estado precisam  arrecadar e um encontro como este certamente contribuirá para que os prefeitos possam ter melhores resultados em suas administrações. Este encontro sendo realizado aqui, mostra que Grajaú tem importância no estado a medida que consegue realizar um evento como este trazendo para cá vários prefeitos das cidades do interior do Maranhão”,ressaltou o Promotor de Justiça, Carlos Róstão.
            A importância de Grajaú  no estado do Maranhão foi um dos fatores primordiais para a realização do encontro no município, segundo a opinião do deputado estadual pelo DEM maranhense, Antonio Pereira. “Nós estamos trabalhando para que Grajaú se torne uma regional, e nos próximos dias, talvez meses,  nós seremos com certeza uma regional importante no estado, pois há uma luta dos prefeitos capitaneada pelo prefeito Otsuka de transformar Grajaú em uma regional, para a implantação das regionais de saúde, educação, de infraestrutura, de segurança, para que possamos atender melhor os prefeitos e municípios de nossa região”, frisou o parlamentar, e frisou que o encontro não era só de prefeitos: “Aqui temos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, secretários, assessores,  lideres comunitários e políticos, e é de grande importância, pois trata de temas importantes para o desenvolvimento de qualquer município. Aqui estamos vendo como os prefeitos podem e devem fazer para arrecadar mais recursos, e também estamos aprendendo como aplicarmos melhor estes recursos”, afirmou o deputado Antonio Pereira.
 
            O prefeito anfitrião Junior de Sousa Otsuka, ressaltou que ao assumir a administração em 1º de janeiro, a principal intenção foi organizar tanto a administração como a cidade. “Um dos objetivos da  realização deste encontro é aprendermos e trocarmos experiências. É um evento que vai nós qualificar  para fazermos uma gestão de qualidade  que é isso que a população esta precisando. Neste encontro estamos aprendendo muito, por exemplo a ideia do Consorcio dos Municípios, e temos uma boa aceitação dos prefeitos da nossa região, haja vista que as demandas, que os problemas são basicamente os mesmos e as soluções são caras, notamos que se nós nos unirmos através desses consórcios,  nós vamos resolver os problemas em menos tempos e com menos custo, então isso é importante”,disse o prefeito Junior de Sousa Otsuka. 
            Nos intervalos das palestras o músico grajauense Cheiro, fez a parte cultura tocando sanfona.
           
SECOM – Prefeitura de  Grajaú 

Nenhum comentário:

Postar um comentário