sexta-feira, 23 de março de 2012

Usina Hidrelétrica Estreito começa a operar 5ª turbina


A quinta das oito Unidades Geradoras da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) entrou em operação comercial após autorização concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com a entrada da Unidade 5, a UHE Estreito alcançou nominalmente a energia assegurada de 640 Megawatts (MW). A previsão é de que todas as unidades geradoras estejam em operação comercial ainda em 2012, produzindo 1.087 MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes.
O Gerente Geral de Obras da Usina de Estreito, Adalberto Rodrigues, informa que a partir da aprovação da ANEEL para a geração de energia elétrica em caráter comercial da 5ª máquina, os trabalhos passam a ser direcionados para a conclusão das 03 unidades geradores restantes, com previsão de conclusão ainda este ano. “Com a entrada em operação da Unidade 05 atingimos nominalmente a energia assegurada da UHE Estreito que é de 640 MW. Estamos em ritmo de obra para concluir a última unidade geradora, ainda este ano”, destaca.
Sala de Controle
Um espaço localizado na estrutura da casa de força, onde estão instaladas as turbinas, e de onde é realizado todo o trabalho de acompanhamento da operação e produção de energia da Usina.
Este centro operacional, administrado pela Tractebel Energia - a empresa responsável pela Operação e Manutenção da Usina de Estreito, funciona 24 horas por dia e conta com profissionais especializados que se revezam em três turnos para que a geração de energia não pare.
Informações Gerais -  Usina Hidrelétrica Estreito
  • Capacidade nominal instalada: 1.087 MW
  • Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Maranhão e do Tocantins
  • Mão de obra 22 mil empregos diretos e indiretos
  • Área do reservatório: 555 km2, incluindo a calha natural do Rio Tocantins
·         Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão) Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins)
  • Unidades Geradoras: Oito turbinas tipo Kaplan
  • Acionistas: GDF SUEZ, Vale, Alcoa e Camargo Corrêa Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário