terça-feira, 13 de agosto de 2013

RIBAMAR FIQUENE – MA


Voltou a se repetir nesta segunda-feira (12), o meio período de aula tanto no horário matutino quanto no vespertino. Motivo: falta de merenda escolar, uma irregularidade administrativa que se arrasta desde o início do ano letivo de 2013. Para suprir a insuficiência, a única alternativa é liberar os estudantes às 9h30 pela manhã e às 15h30 à tarde.

Falta alimentação escolar nas escolas da zona urbana, zona rural e creches da educação infantil. Pais e professores têm denunciado a irregularidade da falta da merenda, bem como a qualidade do cardápio servido às crianças. A nutricionista e os diretores das escolas não podem fazer nada para solucionar o problema. Reivindicam e assistem desanimados a falta de medida suplementar do tesouro municipal às verbas federais, para garantir a demanda escolar nos 22 dias úteis.

ENTENDA O CASO

Crianças que vêm de ônibus do sertão fiquenense, área rural, sem comer desde às cinco horas da manhã, saem de casa esperançosos de que terão suprimento alimentar na escola. Não bastasse a falta da merenda na escola, os alunos retornam para casa, com fome.

Os pais das crianças do ensino fundamental e da educação infantil, na zona urbana, se obrigam a mandar de casa, o lanche dos filhos no período regular dos 22 dias úteis. Essa obrigação, no entanto, de manter a regularidade da alimentação escolar nas escolas é da Prefeitura de Ribamar Fiquene que recebe a cada final de mês o repasse constitucional do FNDE.

A reportagem o tentou ouvir os responsáveis, mas a diretora do Departamento de Alimentação Escolar não quis se pronunciar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário