terça-feira, 6 de agosto de 2013

Falta de efetivo pode ser uma das causas de insegurança em Estreito

ESTREITO-MA
Aluizio Mendes disse durante audiência que falta de efetivo prejudica segurança no MA
O Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Dr. Aluísio Mendes participou na tarde desta terça-feira, dia 6 de agosto de audiência publica realizada no Salão do Júri da comarca de Estreito. Evento foi convocado em caráter de urgência pela Promotoria de Justiça da Comarca de Estreito em parceria com o Poder Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal.
Aluísio Mendes mostrou dados que revelam o porquê dessa sensação de insegurança no estado, principalmente na cidade de Estreito. De acordo com o Secretário, a ONU sugere que haja um policial para cada grupo de 250 pessoas. No Maranhão, tem um policial para cada grupo de 867. Se fosse para seguir o que sugere a ONU, Estreito precisa ter um efetivo de 143 policiais, sua população é 35.835 habitantes segundo o IBGE. Com os números do Maranhão a cidade teria direito a um efetivo de pelo menos 41 policias, considerando o coeficiente atual.
O Secretário falou que a situação do estado só será resolvida com a efetivação de novos policiais nas corporações Civíl e Militar e aguarda decisão do Tribunal de Justiça quando a validação do último concurso realizado em 2011, que está suspenso. O certame ofereceu 2.379 vagas para todo o estado.
Depois de ouvir pessoas da plateia e outras autoridades que sentaram à mesa para discutir o assunto de segurança pública, Cícero Neco Morais, prefeito de Estreito, também, falou das dificuldades que o município enfrenta para combater essa onda de violência motivada pelo tráfico de drogas nos últimos tempos. Solicitou mais investimentos do governo do estado para o município, principalmente com efetivo policial. Prometeu ainda, reunir-se essa semana com o secretário de Estado, Dr. Aluísio Mendes, o delegado de Polícia Civil, Dr. Praxísteles Martins, o comandante do 12º Batalhão e o Ten. Cel. Arquimedes Silva Brito para tratar de todos os assuntos revelados pela população na audiência de hoje. Prometeu criar uma Guarda Municipal e pediu mais uma vez apoio do Estado. (Nardele Oliveira)




Nenhum comentário:

Postar um comentário