sexta-feira, 15 de março de 2013

Presidentes de associações de agricultores familiar recebem orientações de técnicos do município em Estreito










Em reunião realizada quinta-feira(14), no prédio da Câmara Municipal de Estreito, presidentes de associações da zona urbana e rural tiveram oportunidade de receber orientações relativas a documentação para regularização dos pequenos produtores para que possam comercializarem suas produções, fortalecendo a economia no município.
Segundo informou o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Cavallini, a reunião faz parte da proposta do município de adequar as associações, juntando todos os presidentes de associações da zona rural, de assentamentos e propriedades privadas e associações de pequenos produtores da zona urbana.
O objetivo é que seja feito um cadastramento de associações junto a secretaria de Agricultura, para que se possa  fazer um levantamento de documentação necessária  para regularizá-los, para futura aquisição de certidões e que após essas regularizações os produtores possam usufruir de financiamentos e vendas de suas produções  para prefeitura, por meio do PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar e PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, além de poderem participar de programas como o de construção de tanques para piscicultura  e construção de casas de farinha. “Enfim, que todas as associações sejam regularizadas junto a prefeitura e demais programas disponíveis, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias dos produtores”, informou  Cavallini.
Durante a reunião, a coordenadora de projetos da Agricultura Familiar, Josicleia Chaves, atendeu os presidentes de associações, conferindo documentos e tirando dúvidas. “O que queremos é um acesso mais próximo dos pequenos produtores no fornecimento da merenda nas escolas da zona rural, por exemplo”, disse Josicleia.  
“Nossa participação nessa reunião tem como finalidade orientar os produtores quanto a documentação para regularização junto ao INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e esse processo dura em média de dois a três meses”, informou Clovis Gomes, chefe da unidade do INCRA de Imperatriz.
A reunião contou com a presença da vice-prefeita Cristina dos secretários municipal de Agricultura, Eduardo Cavallini, e de Saúde, Sirlen Aparecida Dias de Campos Freitas,  presidente da câmara vereadora Mariana Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário