sábado, 19 de maio de 2012

Câmara de Vereadores discute regularização de loteamentos


A meta é regularizar todos os loteamentos; nova audiência pública deve ser realizada em setembro

Governador Edison Lobão – O promotor de Justiça Sandro Pofahl Bíscaro (Defesa do Consumidor); a juíza Iris Danielle de Araújo Santos (registro público); a chefe do cartório Dourivan Nepomuceno Marinho; o prefeito Lourêncio Silva de Morais; vereadores; donos de imobiliárias e a comunidade participaram na última sexta-feira (18) de audiência pública realizada no Palácio Eurico Surubim, sede da Câmara de Vereadores de Governador Edison Lobão.
Na ocasião, o promotor Sandro Bíscaro observou que seja cumprida a Lei nº 6.766/79 que regulamenta o parcelamento do solo para fins urbanos mediante loteamento ou desmembramento.
De acordo com a lei, considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
“A transformação social e a mudança não é uma luta que vence no primeiro round, e nem por nocaute, sendo quinze ou vinte round ganhando por pontos”, disse ele, que considera o resultado da audiência pública mais um avanço no processo de regularização dos loteamentos em Governador Edison Lobão.
Ele diz que com a participação do prefeito, dos vereadores, donos de imobiliárias e a comunidade foram colocados em “pratos limpos” o que está sendo feito para regularizar os imóveis na área urbana de Governador Edison Lobão. “Infelizmente, desde a criação do município não houve esse preocupação, pois a lei de parcelamento do solo é de 1979, pois não adianta agora fazer uma espécie de ‘caça as bruxas’”, disse.
Em entrevista, a juíza Iris Danielle considera positivo o resultado da audiência pública que serviu para prestar esclarecimentos à comunidade sobre o que tem sido feito para agilizar a regularização dos imóveis. “Vários pontos foram colocados e discutidos pela população, esclarecendo-a, fato que consideramos satisfatório”, pontou.
Ela assinalou que “ainda não é preciso estipular um prazo sobre quando será finalizado esse processo de regularização fundiária em Governador Edison Lobão, pois depende de todo um procedimento anterior ao registro público, ou seja, da prefeitura municipal e os donos de loteamentos”. “A minha competência é fiscalizar a aplicação da lei, ajudar a acompanhar o titular do cartório no registro dos imóveis”, explicou.
O vereador-presidente Joel Vieira de Brito (PPL) considerou bastante proveitosa a audiência pública que esclareceu dúvidas da comunidade e os donos de loteamentos sobre a Lei nº 6.766/79. “Esse é o processo inicial, considerado fundamental para a emissão de títulos definitivos, onde os donos de imóveis poderão futuramente buscar linhas de financiamento para construção, reforma e ampliação de seus imóveis”, finalizou.


A audiência pública reuniu vereadores, prefeito,  promotor, juíza, donos de loteamentos, a comunidade lobanense

Nenhum comentário:

Postar um comentário