quinta-feira, 15 de março de 2012

CESTE distribuiu milhares de preservativos durante campanha de prevenção da AIDS


Saúde e prevenção. Esse tem sido um dos focos do Consórcio Estreito Energia (CESTE), por meio da intensificação das ações de saúde nos 12 municípios situados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). Visando aumentar a incidência de pessoas infectadas por doenças contagiosas, o CESTE tem apoiado campanha de prevenção contra AIDS na Região Tocantina.
Uma das ações ocorreu no período carnavalesco deste ano, onde o CESTE instalou tendas nos principais pontos da folia.  Foram distribuídos preservativos, bandanas e abadás. O CESTE, por meio da Empresa Biolex  e as Secretarias de Saúde dos Municípios, têm realizado atividades de conscientização sobre a prevenção da doença. A ação, que é realizada durante todo o ano, foi intensificada durante a festa de carnaval. As atividades de sensibilização foram realizadas em Carolina, Estreito, Filadélfia e Palmeiras do Tocantins.
Além da distribuição de preservativos, folhetos informativos e cartilhas, por meio das blitzes educativas, realizadas nas principais vias de acesso dos municípios, as Secretarias de Saúde também desenvolveram o atendimento direcionado, individualizando a ação e elucidando qualquer tipo de dúvida da população. “É sempre importante intensificar a campanha nesse período por conta da grande temporada de festa, o que aumenta a probabilidade de ocorrerem novos encontros sexuais”, explicou a Coordenadora da Educação e Saúde de Estreito, Emília Milhomem.
Utilizando um método bem informal, para desconstruir a barreira do preconceito, as enfermeiras da Biolex e profissionais das Secretarias de Saúde dos Municípios apresentavam as medidas de prevenção e as formas de contágio da doença no meio da folia carnavalesca. “O CESTE colaborou muito com esta ação, dando estrutura e ferramentas para abordarmos o maior número de pessoas que participaram da festa. O apoio do CESTE na campanha mostra que o empreendimento tem preocupação e, mais uma vez, contribui com as ações de saúde”, comentou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário