quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vereador Chiquim da Diferro é operado no hospital Socorrão


GIL CARVALHO
Imperatriz – O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR), o Chiquim da Diferro, candidato à reeleição pela coligação “Imperatriz de Todos Nós 1”, formada pelos partidos PR e PDT, está internado desde o último final de semana no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Ele (Chiquim) foi submetido a uma intervenção cirúrgica no joelho.
Chiquim da Diferro, que está no terceiro mandato de vereador, recebeu nessa semana a visita do prefeito Sebastião Madeira, dos deputados Léo Cunha e Davi Júnior, e ainda, do vereador Joel Costa. “Nós lutaremos para conquistar o quarto mandato, pois nossa campanha está em pleno vapor nos bairros e povoados de Imperatriz”, disse.
O vereador, que possui extensa folha de serviços prestados à comunidade, é autor de vários projetos de leis e proposições que resultam em benefícios à população de Imperatriz, como por exemplo, o que disciplina o corte no fornecimento de energia elétrica durante os finais de semana e vésperas de feriados.
Além disso, Chiquim da Diferro lutou para o cumprimento da chamada “Lei das Filas” nas agências bancárias, reduzindo drasticamente o tempo de atendimento nas instituições financeiras em Imperatriz. “Essa conquista já pode ser percebida em algumas agências bancárias que otimizaram o atendimento, cumprindo a lei municipal”, afirma.
Ele também é autor da proposta que visa regulamentar o serviço de táxi-lotação em Imperatriz, a exemplo do que existe na cidade de Marabá, no Pará. “É um serviço considerado essencial aos usuários de transporte coletivo que reclamam da qualidade dos ônibus”, contou.
CAMPANHA
O vereador Chiquim da Diferro disse ontem à reportagem que, apesar de está se recuperando da cirurgia no joelho, a sua campanha prossegue normalmente sob a coordenação da equipe composta por Manoel da Conceição de Almeida, o Bebe; Michele Mota e Thiago Henrique Monteiro.
“Vamos mostrar à comunidade dos bairros e povoados o trabalho realizado pelo nosso vereador Chiquim Diferro, inclusive por meio de recursos de áudio visuais com os principais projetos de leis e indicações”, finaliza o coordenador de campanha Bebe. (Da Assessoria)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Léo Cunha indica que poço artesiano seja perfurado imediatamente na Vila Zenira


   
            O deputado Léo Cunha (PSC) solicitou que o governo do Estado autorize imediatamente a perfuração de um poço artesiano na Vila Zenira, bairro da cidade de Imperatriz. A indicação com o pedido já foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia, que oficializará o executivo sobre a necessidade de execução da obra.
            No pedido o parlamentar explicou que sua intenção é garantir aos moradores da Vila, o acesso a água de boa qualidade, evitando que adoeçam. “Pela necessidade, ás vezes, os moradores acabam tendo que consumir ou utilizar água de procedência duvidosa, ficando expostos ao risco de contraírem várias doenças,” alertou.
O deputado ressalta também que a situação coloca em risco, principalmente, as crianças que são mais frágeis a qualquer tipo de infecção.
            Entre as doenças que podem ser contraídas pelo consumo da água sem tratamento estão àquelas transmitidas por protozoários e bactérias, que são altamente perigosas, podendo levar inclusive a morte.
            “Acredito no atendimento dessa minha solicitação pois trata-se de uma obra simples, porém de grande importância para os moradores da Vila Zenira”, disse Léo Cunha. 
            O pedido de Léo Cunha encontra-se publicado no diário oficial da Assembleia no dia 08 de agosto

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CESTE faz campanha de alerta sobre crime ambiental praticado por invasores em área de segurança de hidrelétrica




O Consórcio Estreito Energia (CESTE), no intuito de erradicar os crimes ambientais referentes à pesca e caça predatória praticados na área de segurança da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), vem realizando  ações de prevenção, por meio de placas de sinalização, boias de contenção e a intensificação da   fiscalização   contra este tipo de irregularidade.
A área de um quilômetro (1 km) a jusante (abaixo) e a montante (acima) da Usina de Estreito, no Rio Tocantins, visada por pescadores, tem sofrido diversas tentativas de invasões e de atos criminais, o que é expressamente proibido, de acordo com a redação do artigo 3º da Instrução Normativa Interministerial do Ministério da Pesca e Aquicultura juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MPA/MMA) de número 13 do dia 25 de outubro de 2011.
Vale ressaltar que apesar das boias de contenção, placas de orientação instaladas pelo CESTE, e da ampla divulgação da irregularidade da invasão desta área de segurança, o Consórcio tem registrado a presença constante de invasores na região.
No referido trecho compreendido de 1km da área de segurança da Hidrelétrica, o CESTE esclarece que é terminantemente proibida, em qualquer época do ano, a pesca de qualquer categoria, bem como o acesso de pessoas não autorizadas, considerando os riscos envolvidos na área de operação dos equipamentos e na área de descarga de grande volume de água (vertedouro),   devido às ações de operação hidráulica da usina.

Alerta de invasão
No intuito de reverter o transtorno ocorrido nas proximidades da Casa de Força e do Vertedouro da UHE Estreito, o CESTE continuará  com as ações de    conscientização para pescadores e barqueiros da comunidade de Estreito (MA), Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins (TO) e comunidade em geral, bem como ações de fiscalização  para evitar o acesso as áreas de segurança da usina. A ideia é alertar sobre a importância de não invadir estas áreas,   evitando assim riscos de acidentes e mortes, e também de possíveis penalidades criminais.
O CESTE ressalta que em casos de resistência do infrator, a Polícia Militar do Maranhão, ou do Tocantins, dependendo da circunscrição que o fato ocorra, será acionada imediatamente e o transgressor será encaminhado para a delegacia e responderá judicialmente pelo crime.
A comunidade também pode colaborar no combate ao crime ambiental, sem ter sua identidade revelada, realizando denúncias sobre infrações ambientais a qualquer hora, por meio do telefone do CESTE 0800-280 91 91. A ligação é gratuita.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Léo Cunha oficializa apoio a candidatos na região Tocantina

 

Numa demonstração de apoio aos candidatos a prefeito e vereador representantes do seu grupo político, o deputado Léo Cunha (PSC), participou desde a última sexta-feira (17), de várias caminhadas, comícios e reuniões em municípios localizados na região Tocantina. 
“Nossa presença aqui tem o objetivo de apresentar a população os candidatos que realmente irão fazer a diferença, trazendo melhorias e benefícios para os municípios da nossa região,” disse Léo Cunha. 
Por onde passou o parlamentar pediu o voto do povo para eleger os candidatos apresentados por ele, e ofereceu seu apoio aos futuros prefeitos e vereadores para buscar recursos junto ao Governo do Estado para a execução de obras nessas cidades.
“Estou à disposição de vocês, para continuar buscando melhorias, por isso peço apoio aos nossos candidatos, pois sei que juntos podemos fazer muito mais,” disse.  
Estreito 
Em Estreito, o deputado Léo Cunha participou de uma grande caminhada na sexta-feira (17), onde percorreu várias ruas da cidade junto com o candidato pemedebista, Cícero Neco Morais, o Cicin, da coligação “Juntos pelo Estreito que queremos.”  
Antes da caminhada o parlamentar ainda participou, na manhã de sexta-feira, de um encontro com todos os candidatos a vereador apoiados pela coligação encabeçada por Cicin. 
À noite, Léo Cunha esteve ao lado dos candidatos em um comício, na qual reuniu uma grande multidão. 
“Tenho certeza que junto com Cicin iremos trazer muitos benefícios pra cá,” disse o deputado.
Léo Cunha destacou já ter indicado vários benefícios para Estreito, entre eles, a implantação de uma unidade de pronto atendimento, a pavimentação de 140 km da rodovia MA-138; que serve de ligação entre Estreito e São Pedro dos Crentes; e a instalação de um restaurante popular. 

Campestre do Maranhão
Na cidade de Campestre o grupo de Léo Cunha apóia Marcones Ribeiro, da coligação: “Vencer pra trabalhar,” onde participou, no sábado (18), de caminhada, oficializando publicamente seu apoio aos candidatos da chapa. 
“Estou aqui para demonstrar meu total apoio a Marcones e também oficializar minha ajuda no que for preciso para interceder junto ao governo a fim de que as melhorias cheguem aqui,” enfatizou o deputado. 
Desde que assumiu seu mandato, em 2011, Léo Cunha já teve aprovadas na Assembléia, solicitações para que o Governo execute em Campestre, obras como: a construção de um estádio de futebol, de um terminal rodoviário, de um matadouro público, de uma praça, de mercado municipal, a instalação de um posto do “Viva Cidadão” e ainda a pavimentação das ruas da sede da cidade. 
Sítio Novo e Buritirana
No domingo, o deputado esteve pela manha na cidade de Sítio Novo, onde participou de caminhada em apoio ao prefeito e candidato a reeleição pelo PRP, Carlos Jansen Mota, o Dr. Jansen, da coligação: “Sítio Novo não pode parar.” 
Ainda no domingo, no povoado Tanque,Léo Cunha subiu no palanque de Vagtônio Brandão, candidato a prefeito pelo Partido da República, em Buritirana e representante da coligação: ”O povo quer mudança.”
Lá houve um grande comício onde o deputado falou ao povo e solicitou voto aos candidatos que representam a coligação de Vagtônio. 
“Estão aqui os nomes que vão trabalhar para que essa cidade seja cada vez melhor e o povo tenha mais qualidade de vida,” disse. 
No inicio da semana, o deputado ainda participou de algumas reuniões políticas entre as quais conversou com os candidatos dos municípios de Cidelândia;cel Ventura, Davinópolis Ivanildo Paiva; do PRB, e de Governador Edison Lobão; Evando Viana De Araujo, da coligação: “A força do povo.” 



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Desespero toma conta de membros da situação em Porto Franco


A reunião da coligação “Porto Franco Para Todos”, realizada na noite de ontem (19/08) foi marcada por grandes emoções como a participação em massa dos moradores das vilas Lobão, Carmelina e Expansão e pela agressão efetuada contra uma simpatizante do Dr. Nelson Horacio (PRB), oposição ao atual prefeito de Porto Franco. Milhares de pessoas assistiam ao pronunciamento do ex-vereador Roberto Sardinha, quando uma pedra atingiu a cabeça da vítima, Valdirene Gomes da Silva Carvalho, moradora da rua Herminio Sotero, 108, Centro,  que sofreu um desmaio em decorrência da agressão, foi logo socorrida e levada ao Hospital Municipal, onde foi atendida imediatamente, passando por exames de praxe e ao ser constado a ausência de gravidade foi liberada. 
Foto: Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir. O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Algumas pessoas dizem que livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito, e falta de educação. Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida, e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
Esse incidente, se assim pode ser classificado, não tirou o brilho de um momento tão importante nessa campanha a prefeitura de Porto Franco, onde atos de agressão de todas as formas vem sendo praticados com frequência por pessoas que não admitem perder o poder que já dura oito anos. Nos últimos dias, as pessoas que estão engajadas nesse processo por mudança na atual administração, marcada pela ditadura, vêm sendo atacadas com calunias, difamações, ataques a vida pessoal das famílias e ameaças de processos aos jornalistas e blogueiros. De Porto Franco, só podem sair noticias se for para elogiar o atual gestor.
“Não faz parte da minha estrutura familiar a agressão, difamação e desmoralização de família alguma.  Penso que ao atingir um pai, alcanço, também, a esposa, aos filhos, o irmão, ao tio, aos primos e consequentemente todos os membros dessa família, sempre um após o outro. Sempre depois de um vem outro, depois o outro numa corrente de pessoas que podem ser atingidas”, disse Dr. Nelson, que pediu, ainda, diante da população, a seus vereadores que não respondessem aos ataques da coligação concorrente. Que aproveitem os encontros e reuniões para transmitirem aos leitores de Porto franco as propostas que com certeza darão a Porto Franco o status de uma cidade próspera, mas para todos e todas.
Contestando o que disse o prefeito quando afirma categoricamente que as pessoas QUE SEGUEM Dr. Nelson em sua caminhadas são de outras cidades, um candidato a vereador  pediu que essas pessoas se manifestassem, sendo que nenhuma pessoa assim o fez, agora, quando o candidato pediu para que os eleitores de Porto Franco levantassem as mãos, as milhares de pessoas de forma unanime gritaram e acenaram suas bandeiras.
Nas caminhadas e comícios do Dr. Nelson qualquer pessoa pode fotografar, filmar, opinar, manifestar sua opinião como julgar conveniente, mas nos comícios da situação os cinegrafistas que não forem contratados pelo prefeito são ameaçados e intimidados por pessoas que se julgam “seguranças” do prefeito.
No sábado, dia 12, pessoas que bandeiravam nas proximidades do viaduto, na Avenida Valentim Aguiar, foram ameaçadas por um elemento que jogou um carro em direção do grupo, felizmente nada de grave aconteceu. No domingo, dia 13, na tradicional feira no Mercado Municipal, houve agressões físicas a eleitores da oposição e intimidações aos feirantes que se manifestavam favoráveis a mudanças na atual estrutura administrava portofranquina.  Nos bairros onde estão construídas a maioria das casas populares do programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, pessoas estão denunciando que estariam sendo obrigadas a colarem cartazes, do candidato indicado pelo prefeito, em suas casas sob pena de perderem o imóvel. Na sexta-feira, 17, um cinegrafista foi constrangido por duas pessoas, inclusive uma é secretário municipal e ameaçado de ter seus equipamentos quebrados caso não deixasse imediatamente o local.
Entretanto, o grupo de apoio a candidatura do médico Nelson Horácio já vem, desde o inicio da campanha, preparado para esse tipo de reação e ontem, milhares de pessoas prestigiaram um dos mais belos comícios já realizados em Porto Franco. No palanque, mesmo no oitavo mês de gravidez, estava a esposa do Dr. Nelson, Loanmy Barbosa, que falou de seu empenho na campanha do marido e mostrou que vai ser uma primeira dama atuante e que está capacitada para a função. O ex-vereador Roberto Sardinha falou de sua luta em trabalhar como vereador de oposição ao atual prefeito. Candidatos a vereadores e muitos outros políticos que marcaram seus nomes na política de Porto Franco, também, estavam presentes como o ex-prefeito Lourival Milhomem, o ex-prefeito Josimar (Fia) e o ex-vereador Chiquinho Castro.
Nessas reuniões, Dr. Nelson tem usado seu tempo de discurso para expor seu plano de governo, contrariando a lei de Murphy, mostra que tudo o que está bom pode ficar, ainda,  melhor! (Assessoria)

domingo, 19 de agosto de 2012

Léo Cunha pede banca especial em Imperatriz para que pessoas com mobilidade reduzida tenham CNH







Portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida que querem renovar ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na região Tocantina encontram um grave empecilho devido à falta de uma banca examinadora especializada um aplicar o exame prático de trânsito para esses casos.

Observando essa situação o deputado Léo Cunha (PSC) tomou a iniciativa de solicitar ao Governo do Estado que implante, em caráter de urgência, uma banca especial na Circunscrição Regional de Transito (CIRETRAN) da cidade de Imperatriz.

O objetivo do deputado é garantir o cumprimento da Lei Brasileira que garante a todos os cidadãos o direito de realizar as provas necessárias para tirar sua CNH, na cidade onde moram.

“Não podemos tratar essas pessoas de forma diferente do que manda a Lei, por isso estou em busca dos meios que lhes garantam um direito que lhes assiste,” disse o deputado.

Na opinião do parlamentar ao conseguir sua CNH, uma pessoa com mobilidade reduzida passa a ter mais qualidade de vida, pois conta com mais liberdade e independência.  “Isso coloca o deficiente físico em pé de igualdade com as demais pessoas,” disse.

A falta da banca especial obriga os deficientes da região Tocantina, que querem sua carteira de motorista, se deslocarem até a capital São Luis, distante há mais de 500 quilômetros de Imperatriz, o que eleva muito os gastos, uma vez que essas pessoas, geralmente, precisam viajar acompanhadas. 

Além do Governo, o parlamentar solicitou que a Assembleia enviasse também a mesma indicação ao diretor do DETRAN/MA, Flávio Trindade. A proposição foi aprovada no inicio do mês e está publicada no diário oficial da Casa do dia 08.  


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Léo Cunha cobra ao governo urgência na reestruturação do corpo de bombeiros de Imperatriz



Na manha desta terça-feira (14), o deputado Léo Cunha (PSC), cobrou que o Governo do Estado reestruture urgentemente o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Imperatriz. O deputado chamou atenção para precária situação enfrentada pela instituição, que segundo ele, não conta as mínimas condições de realizar seu trabalho com eficiência.
Com 26 anos de funcionamento, o grupamento de Imperatriz, não conta com estrutura mínima e efetivo satisfatório para atender a demanda da cidade e dos demais municípios daquela região.
“São apenas 64 homens que trabalham em dois carros pipas e duas viaturas de resgate, esse numero é insuficiente para atender a cidade de Imperatriz, que sozinha possui quase 250 habitantes, além dos outros municípios da região Tocantina,” disse Léo Cunha.
Léo Cunha enfatizou a situação foi bastante visível no incêndio ocorrido na tarde da última segunda feira, 13, em uma empresa de Pneus, localizada ás margens da BR-010, em Imperatriz. A empresa teve grande parte de sua instalação e estoque destruídos, e devido à falta de equipamentos o corpo de bombeiros não pode combater o fogo de forma eficiente.
Segundo informou o sargento Marcos, do 3º grupamento, quando recebem chamadas, às vezes, há necessidade de fazer uma triagem e priorizar aquelas situações mais graves. “Às vezes a população não entende, mas nós fazemos tudo que está ao nosso alcance para atender às necessidades.”
No incêndio de segunda-feira, a ajuda teve que vir de uma empresa particular que usou um caminhão pipa para auxiliar o único que o grupamento possui funcionando atualmente. Nessas condições o fogo levou mais de duas horas até ser contido.
“A cidade de Imperatriz possui hoje mais de 30 prédios, com 20 andares em média, e o grupamento não possui escada magirus, que é o equipamento adequado para o combate a incêndio nessas construções,” ressaltou o deputado. Somente nesse ano já ocorreram, na cidade, cinco incêndios de grandes proporções, sendo que dois deles no período de uma semana.
É importante ressaltar ainda que por se localizar ás margens de uma Rodovia bastante movimentada, ali os acidentes automobilísticos são constantes, exigindo equipamentos especializados para o socorro das vitimas.
A cidade também conta com um aeroporto onde pousam diariamente aeronaves de grande porte, e que, portanto, necessitam de um efetivo de 18 homens do corpo de bombeiros, trabalhando em regime de plantão.
Desde que assumiu o mandato em fevereiro de 2011, Léo Cunha já fez várias indicações ao governo no sentido de melhorar as condições do grupamento de Imperatriz, entre elas: a ampliação do quartel e a viabilização de uma plataforma de combate a incêndio.
Além das solicitações já encaminhadas ao Estado, o deputado também esteve pessoalmente no 3º Grupamento do Corpo de Bombeiro onde tomou conhecimento das reivindicações da corporação, a partir daí, Léo Cunha tem lutado incessantemente para dá as condições necessárias para que a instituições possa realizar seu trabalho com eficiência.

Vereador diz que prefeitura iniciará obras da grota José de Alencar


A previsão é que as obras sejam iniciadas na primeira semana do próximo mês

Imperatriz – A revitalização da grota José de Alencar, na região do grande Santa Rita, será iniciada no próximo dia 1º de setembro. O anúncio foi feito ontem (15/08) pelo vereador Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão do PSD.
Ele prevê que a obra, antigo sonho dos moradores do bairro, beneficiará direta e indiretamente mais de 30 mil moradores no grande Santa Rita. “Essa informação foi prestada pelo prefeito Madeira, a licitação foi concluída devendo a empresa vencedora iniciar os serviços no dia 1º de setembro”, disse.
O vereador observa que a obra transformará o aspecto urbanístico dos bairros que serão beneficiados, principalmente a região da feirinha do Bom Sucesso. “Temos um grande esgoto a céu aberto naquele local, mas acreditamos que essa obra oferecerá uma melhor qualidade de vida à população”, aponta.
Chagão do PSD ressalta que a obra é resultado da soma de esforços da Câmara de Vereadores de Imperatriz, do Governo do Maranhão e da Prefeitura Municipal. “´Nós (vereadores) não temos dúvidas que essa obra beneficiará mais de 40 mil pessoas que passam pela feirinha do Bom Sucesso”, atesta.
Ele avalia que o grande crescimento econômico de Imperatriz, inclusive com oferta de postos de trabalhos, impulsionou o movimento na feirinha do Bom Sucesso que antigamente registrava um público de três mil pessoas durante os finais de semana, subindo para mais de cinco mil.
SAÚDE PÚBLICA
Chagão considera a obra de vital importância à população, pois resolverá um grave problema de saúde pública, oferecendo saneamento básico. “Essa obra será executada pelo município, com recursos do governo estadual”, finalizou. (Da Assessoria)


Vereador Chagão do PSD comemora anúncio das obras de revitalização da grota José de Alencar, no grande Santa Rita

Vereador destaca reforma da Escola Parsondas de Carvalho


Vereador José Garibaldi destaca obras que estão sendo realizadas pelos governos estadual e municipal em Montes Altos

Ele disse que o Poder Legislativo também contribuiu com o processo de desenvolvimento de Montes Altos

Montes Altos – A luta pela revitalização da Escola Parsondas de Carvalho foi comemorada ontem pelo vereador José Garibaldi (PMDB), que não é candidato à reeleição, no plenário Laura Rocha Ferraz, da Câmara de Vereadores de Montes Altos. “É com otimismo que vejo o desenvolvimento de nossa cidade não só área pública”, disse.
Ele assinala que esse processo de desenvolvimento conta com a colaboração do Poder Legislativo, principalmente com a aprovação de projetos, indicações e a realização de audiências públicas que buscam solucionar os problemas emergenciais da comunidade montealtense.
Garibaldi enfatiza que a tradicional Escola Parsondas de Carvalho será complementa recuperada pelo Governo do Maranhão, inclusive receberá salas climatizadas e uma quadra poliesportiva, considerada de suma importância à comunidade infanto-juvenil. “A governadora Roseana autorizou a reforma da escola que será modelo para o estado”, disse.
Ele disse ainda que, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Montes Altos viabilizou a construção de três postos de saúde, bloqueteamento de ruas e a implantação do sistema de abastecimento d’água das vilas João Alberto e Mirilandes Jales, bem como a recuperação de estradas vicinais.
O parlamentar comemora ainda a conclusão das obras de asfaltamento da rodovia MA-280 que interliga Montes Altos a Sítio Novo do Maranhão (48 km de extensão), sonho que se arrastava por quase três décadas, mas que no governo Roseana se transformou em realidade beneficiando mais de 30 mil pessoas.
“Nós não podemos negar que os governos estadual e municipal estão trabalhando por Montes Altos”, disse ele, que também lembra que foram alocados recursos de emenda parlamentar para asfaltamento da Avenida Principal que dá acesso ao bairro Vila Angical, transformando-a em novo cartão-postal de Montes Altos.


Divulgação

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hamilton Miranda pede recuperação da Avenida Silvino Santis

          Vereador Hamilton Miranda defende recuperação da Avenida Silvino Santis, no bairro Imigrantes, em Imperatriz

Ele também destacou o intenso trabalho do deputado federal
 Chiquinho Escórcio, em Imperatriz

Imperatriz – O vereador Hamilton Miranda de Andrade (PSD), presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, destacou ontem o intenso trabalho realizado pelo deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) que, embora tenha recebido apenas mil sufrágios, tem feito um grande trabalho pela cidade de Imperatriz.
“Ele (Chiquinho) é um deputado presente, pois tem conseguido resolver a maioria dos problemas de Imperatriz, ao contrário de outros parlamentares que receberam entre 5 e 34 mil votos, mas simplesmente desapareceram da cidade”, cobrou o vereador-presidente Hamilton Miranda.
Ele também abordou na sessão de ontem a problemática da Avenida Silvino Santis, na altura do bairro Imigrantes, que foi totalmente destruída por caminhões que utilizavam a via carregada de materiais para o canteiro de obras da fábrica da Suzano, localizada nas margens da “Estrada do Arroz”, no povoado Bacaba.
Miranda disse que no final do semestre passado uma comissão de vereadores, acompanhado de jornalistas e radialistas, visitaram o canteiro de obras da Suzano, onde também foi discutido a situação da rua Silvino Santis. “Os executivos da empresa entraram em contato com o prefeito Madeira e asseguraram que iriam resolver a questão, mas nessa semana recebemos um abaixo-assinado com centenas de nomes dos moradores daquela região solicitando providências em relação à revitalização da malha asfáltica da referida Avenida”, disse.
Segundo ele, os moradores alegam no documento que a avenida ficou praticamente sem asfalto devido ao excesso de peso dos caminhões que passavam constantemente pela Silvino Santis, causando grandes transtornos aos moradores, inclusive problemas de saúde e prejuízos econômicos. “Nós estamos indignados e pedimos uma solução imediata para esse problema”, contam os moradores no abaixo-assinado.
Hamilton Miranda diz que está “assustado com o modo que essa empresa está tratando os moradores da Avenida Silvino Santis, aonde chegou a garantir a recuperação da via, mas que até o momento nada foi feito pela comunidade”. “Já se passaram mais de sessenta dias, mas a empresa nunca deu uma satisfação aos moradores da Silvino Santis”, disparou.
Ele alegou ainda que para se instalar na cidade, a Suzano ganhou incentivos fiscais dos governos municipal e estadual, chegando a economizar R$ 35 milhões de reais, mas alega que não vê benefícios sociais para o povo de Imperatriz, como a recuperação da Avenida Silvino Santis. (Da Assessoria)

Vereadores pedem obras de infra estrutura em João Lisboa



João Lisboa – A vereadora Maria Rodrigues Araújo Mendes (PSB), a Maria do Sindicato, solicitou ontem à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) a recuperação de trechos críticos da estrada vicinal que interliga os povoados Pé de Galinha ao Musambê, inclusive em todas as ladeiras existentes próximas aos povoados Centro dos Carlos e Vila Tibúrcio.
“A situação das vicinais é crítica, fato que tem gerado diversas reclamações das pessoas que passam por ali diuturnamente, além de causar prejuízos econômicos e desgaste dos veículos”, alega ela.
A vereadora Maria dos Sindicato também solicitou ao governo municipal a recuperação da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Alto das Palmeiras, conhecido por Cacau. “Essa vicinal precisa ser recuperada, caso contrário impedirá o trafego de veículos, fato que prejudicará o escoamento da produção agrícola e da bacia leiteira”, frisa.
Já o vereador Ozivan Diniz de Sousa (PCdoB) reivindicou à Sinfra a revitalização da camada asfáltica da Avenida Castelo Branco e da rua Nestor Milhomem, no bairro Cidade Nova.
“Temos recebido diversas reclamações da comunidade, principalmente dos condutores de veículos que reclamam do péssimo estado de conservação da via, dificultando a trafegabilidade de automóveis”, afirma. (Da Assessoria)

Vereador Ozivan Diniz pede recuperação da malha asfáltica do bairro Cidade Nova

Vereadores cobram infraestrutura para o Corpo de Bombeiros




Imperatriz – Dois grandes incêndios foram registrados em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, destruindo na semana passada o depósito de uma loja de revenda de peças de bicicleta, no bairro Nova Imperatriz, e uma distribuidora de pneus, na segunda-feira (13), no bairro Maranhão Novo.
O vereador Rildo de Oliveira Amaral observou ontem a falta de equipamentos para combate a incêndio utilizado pelo 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros (3º GBM), sediado em Imperatriz. “Nós tivemos três grandes incêndios no estado, sendo dois em Imperatriz e um em São Luís, que mostram a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros do Maranhão”, disse.
Segundo ele, o governo precisa investir com urgência na reestruturação do Corpo de Bombeiros, pois faltam equipamentos básicos para o enfrentamento de incêndio de grandes proporções em Imperatriz.
Já o vereador Hamilton Miranda de Andrade, em aparte, alerta que desde o surgimento de novas empresas e o crescimento do setor imobiliário (prédios) se faz necessário à ampliação do Corpo de Bombeiros. “Ainda bem que esses incêndios não estão sendo em prédios de moradias, pois seria uma grande tragédia”, prevê.
Ele detalha ainda que esse problema tem sido discutido, inclusive com solicitações feitas ao governo estadual, há quase um ano na Câmara Municipal de Imperatriz. “É necessária a urgente intervenção do governo na reestruturação do Corpo de Bombeiros”, propôs.
O vereador e jornalista Edmilson Sanches assinalou que vários foram os apelos feitos não apenas ao governo, como também aos deputados estaduais e federais, para que fossem alocados recursos para reestruturação do Corpo de Bombeiros de Imperatriz. “Temos que ter uma viatura equipada com escada margirus, assim como a instalação de hidrantes em pontos estratégicos da cidade”, sugere.
Ele lamentou que estejam se desfazendo em cinzas a pouca estrutura do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, em Imperatriz. “Precisamos de infraestrutura necessária de veículos, equipamentos e de pessoal”, reitera.
Sanches observa a necessidade de ser criado um novo grupamento do Corpo de Bombeiro, capaz de atender com mais agilidade o outro lado da cidade, pois o trânsito está intenso e impede o pronto-atendimento dos militares do Corpo de Bombeiros. “A Câmara de Vereadores já fez essa solicitação ao governo, pois o prédio a ser utilizado é o da antiga Secretaria de Estado da Agricultura, no bairro Vila Nova”, concluiu.

 O vereador Rildo Amaral solicitou novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros de Imperatriz

   O vereador Edmilson Sanches defende a instalação de um novo grupamento dos bombeiros, no bairro Vila Nova
O vereador-presidente Hamilton Miranda alertou para novos riscos de incêndios em prédios residenciais

Dr. Pádua crê na vitória do candidato Dr. Jansen



Ele participou no sábado (11) de grande caminhada e comício realizado na Avenida Presidente José Sarney

Sítio Novo (MA) – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) participou no último sábado (11) da maior caminhada e comício da história política de Sítio Novo do Maranhão – 110 km de Imperatriz. Durante a concentração, às 16h30, no bairro Vila Nova, centenas de pessoas cantavam e agitavam bandeiras do candidato à reeleição Dr. Jansen, da coligação “Sítio Novo Não Pode Parar”, formada por treze partidos políticos (PP/PT/PMDB/PSL/DEM/PSDC/PMN/PTC/PSB/PV/PRP e PSD).
Na caminhada, o deputado Dr. Pádua e o candidato a prefeito Dr. Jansen foram ovacionados pela comunidade sitionovense que gritavam “44 outra vez”. “Esse [grande] é um movimento espontâneo do eleitor que acredita nas propostas de trabalho do candidato Dr. Jansen”, disse.
O deputado destacou a parceria firmada com o prefeito Dr. Jansen, resultando em trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural e da sede de Sítio Novo do Maranhão, citou, como exemplo, a implantação do sistema de abastecimento d’água na localidade Patis e Salto. “Nós temos alocado recursos para levar água para comunidade do Grupo Novo, bem como contribuímos para a melhoria das estradas vicinais, como a que dá acesso a Boa Lembrança, assim como o bloqueteamento de ruas do referido povoado”, frisou.
Dr. Pádua informou ainda que conseguiu viabilizar junto ao Governo do Maranhão por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recursos para aquisição de uma moderna ambulância, modelo Hillux, para o transporte de urgência e emergência de pacientes para outros centros avançados em saúde.
ASFALTAMENTO
Ele também ressaltou que conseguiu viabilizar recursos para revitalização da malha asfáltica das principais ruas e avenidas de Sítio Novo, como o da Avenida Presidente José Sarney, no Centro. “Estão sendo investidos seis quilômetros em pavimentação asfáltica, melhorando acesso de veículos e o aspecto urbanístico da cidade de Sítio Novo”, finalizou.

O deputado estadual Dr. Pádua e o candidato à reeleição Dr. Jansen durante caminhadas pelas ruas e avenidas de Sítio Novo do Maranhão

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CESTE dá continuidade à implantação do Plano de Oportunidades em Estreito

                       A coordenadora de Projetos Econômicos do CESTE, Daniella Brenny 

O palestrante do Banco do Nordeste apresentando as linhas de créditos aos pequenos   empresários

A população tem o atendimento direcionado de acordo com a linha de crédito solicitada

Concluindo mais uma etapa do Subprograma de Elaboração de Plano de Oportunidades de Investimentos e Fomento às Atividades Locais, o Consórcio Estreito Energia (CESTE), responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, realizou mais um encontro com pequenos produtores, comerciantes, membros de associações do Município de Estreito e representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Durante o encontro, foi apresentada palestra aos presentes com informações e orientações sobre quais linhas de crédito adquirir na hora de realizar um investimento. Um dos objetivos do Plano de Oportunidades de Investimentos e Fomento às Atividades Locais é potencializar os negócios ofertados na Região Tocantina, especificamente nos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).  Ao final da palestra foram realizados atendimentos individuais com os interessados em adquirir alguma das linhas de crédito oferecidas.
“Mais uma vez nós conseguimos agrupar um bom número de pessoas, de forma positiva, uma vez que grande parte do público nunca teve acesso a este tipo de informação ou mesmo acesso ao banco. Nós acreditamos que a população está mais informada sobre as potencialidades da região e como se organizar para desenvolver um plano de negócios, podendo executar os projetos da região, trazendo um desenvolvimento conjunto”, avalia a coordenadora de Projetos Econômicos do CESTE, Daniella Brenny.
Com o resultado positivo do encontro organizado pelo Consórcio Estreito Energia, alcançando um número significativo dos pequenos empresários do Município de Estreito, o CESTE estende a ação a todos os empreendedores dos 12 municípios situados na área de abrangência da UHE Estreito.
Presidente da Associação dos Barqueiros de Estreito (ABEMA), Raimundo Pereira dos Santos Neto, popularmente conhecido como Paizinho, buscou orientação para adquirir novos barcos por meio de uma das linhas de crédito oferecidas durante a palestra.
Ele considerou de grande importância a palestra organizada pelo CESTE para que as devidas dúvidas sejam tiradas.  “Precisamos de orientação até mesmo para que não cometamos erros. Entraremos em um financiamento o qual poderemos pagar com o nosso trabalho. É muito importante termos esse tipo de palestra que o CESTE oferece”, comentou o presidente da ABEMA.
O palestrante e funcionário do Banco do Nordeste, Daniel Giuleno, ressaltou a importância dessa parceria firmada com o CESTE para que os esclarecimentos cheguem até à comunidade, principalmente aquele cidadão que deseja realizar um investimento. “Um dos métodos para inserir essa parcela da população que busca ter uma renda é dar acesso à linha de crédito para o pequeno produtor”, avaliou.
Área de abrangência do projeto
O Plano de Oportunidades de Negócios é direcionado aos empreendedores de Carolina e Estreito, no Estado do Maranhão, e Aguiarnópolis, Barra do Ouro, Babaçulândia, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins, no Estado do Tocantins.

domingo, 12 de agosto de 2012

Inaugurado Comitê da coligação Porto Franco Para Todos

Uma nova história começa ser escrita em Porto Franco





















































Mais de duas mil pessoas prestigiaram a inauguração do comitê da coligação “Porto Franco Para Todos” ocorrida no último dia 10. Os simpatizantes da candidatura do médico Nelson Horácio da Fonseca (PBR), agora simplesmente “Dr, Nelson”, fizeram questão de se encontrarem na residência do candidato e juntos saírem em caminhada pelo centro da cidade até a sede do comitê, onde outra multidão já os aguardava. Com muita dança, agitar de bandeiras, queima de fogos e sob calorosa salva de palmas, após a apresentação dos candidatos às vagas de vereadores e de vice-prefeito, Dr. Nelson finalmente fez uso da palavra, começando por agradecer a Deus e todas as pessoas presentes.
 “Hoje, estamos aqui usando o nosso direito, que é o de estar onde nós queremos (...) nossos adversários têm dito que nós nunca fizemos nada. Eu venho aqui dizer uma coisa: Dr. Nelson só tem sido médico e como médico eu não posso construir praças, como médico eu não posso construir hospitais, como médico eu não posso construir avenidas, construir casas, escolas e outras obras importantes. Mas, como médico eu posso tratar todo mundo bem, com carinho, com dedicação e com respeito e esta obra eu tenho feito dentro destes oito anos nesta cidade”, com essas palavras Dr. Nelson iniciou seu discurso, que empolgou a todas as pessoas presentes.
Dr. Nelson, a partir do dia da confirmação de registro de sua candidatura vem trabalhando para consolidar seu Nome como única opção para mudar a história do município de Porto Franco, onde as pessoas mais humildes aos poucos perderam espaço, voz e vez. Em todos os setores é possível constatar a insatisfação do cidadão mais carente, que precisa de atendimento médico nos mais simples procedimentos como curativos ou aferimento de pressão. Na educação, os professores vêm sendo desprezados, tendo seus salários achatados e os seus benefícios sonegados até agora, ainda, não convenceu. Na zona rural as estradas vicinais estão intrafegáveis e os produtores amargam prejuízos por falta de condições para escoar suas produções.  
O fato é que: “Tudo o que é sólido se desmancha no ar”. Quando Karl Max disse isso não pensava nos aviões, alvos de terroristas paquistaneses, referia-se as ideologias políticas, o que significa dizer que tudo um dia tem fim. E a população de Porto Franco, começa a visualizar uma alternativa de mudança na situação caótica na qual está mergulhada.
Porto Franco hoje é estampado em páginas de revista de circulação nacional mostrando um cenário maquiado para fotografias policromáticas. Na realidade a vida vem a algum tempo se arrastando em preto e branco. Na periferia, casas de taipa em péssimo estado, indicando a queda a qualquer momento, abriga famílias inteiras com fome e com crianças doentes e sem condições de tratamento. No único hospital da cidade as pessoas precisam dormir a noite inteira para ter acesso a uma ficha de consulta médica.  
As ruas do centro da cidade sempre tiveram total atenção, mas quem mora na periferia enfrenta total descaso, o mato e a poeira disputam espaço. As obras que tiveram inicio em 2009 só agora estão sendo concluídas, numa clara demonstração de que a prática de obras eleitoreiras é especialidade do atual gestor. Por essas e por outras, o eleitor está acordando e vendo na candidatura de Nelson Horácio a possibilidade de mudança, de libertação da opressão, onde os funcionários da prefeitura são intimidades a frenquentar os eventos promovidos pela administração sob pena de ser demitidos.
Uma característica da ditadura é a centralização da gerencia. Eis aí o calcanhar de Aquiles do atual gestor: não preparou sucessor. Hoje luta para alavancar o seu candidato, escondendo-o por traz de um número. Estão tentando induzir o eleitor a votar em um número, marca de sua eleição e reeleição, muitos pensam que ao votar naquele numero está votando no atual prefeito e quando perguntado se sabe o nome do candidato da situação a resposta é negativa. Aí está a principal diferença entre os dois candidatos a prefeito de Porto Franco: Dr. Nelson vai as ruas, mostra o rosto, visita famílias, se apresenta com a humildade que lhe é característica, ouve queixas  e sugestões para seu governo.
É por meio de caminhadas, efetuadas nos finais de tarde, que Dr. Nelson vem conquistando a cada dia mais simpatizantes. Acompanhado por centenas de pessoas, ele visita casa a casa e o final de cada percurso agradece aos companheiros e as famílias que o receberam. Ultimamente esses discursos de agradecimento vem chamando atenção e ao chegar no local muita gente já o espera para ouvir sua fala segura e franca, sinal de que está pronto para assumir o desafio de substituir o gestor que recebeu prêmios de excelência, mas que nessas eleições não é candidato.

Conheça os 10 Planos de Governo da coligação Porto Franco Para Todos
Educação de qualidade em tempo integral, Saúde humanizada, ágil e resoluta, Respeito ao cidadão e democratização do poder, Quebra do ciclo da pobreza e da miséria, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, Esporte e lazer para todos, Moradia digna para todas as famílias, Agricultura forte e revitalizada, Qualificação profissional acessível a todos e Porto Franco na rota do lazer.
Conheça o perfil dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Porto Franco pela coligação Porto Franco Para Todos
Quem é Dr. Nelson, candidato a prefeito de Porto Franco pelo Partido Republicano Brasileiro –PRB?
O médico Nelson Horácio da Fonseca é um profissional da Saúde, filho de sertanejos desta região. O pai, Antonio Fonseca, nasceu e foi criado na nascente do rio Grajau e a mãe, Luiza, nasceu em Fortaleza dos Nogueiras. Dr. Nelson teve uma criação humilde e já na adolescência ajudava os pais nas despesas domésticas vendendo frutas nas ruas.
Sempre estudou em escolas públicas, mesmo depois de ir São Luis onde cursou o nível médio. Conseguiu passar no vestibular em uma universidade pública, Universidade Federal do Pará – UFPA, onde estudou Medicina, formando-se no ano de 2000 e especializou-se em Cirurgia Geral.
Dr. Nelson é casado com Loanmy Barbosa, com quem já tem dois filhos e aguarda o nascimento do terceiro. Mora em porto Franco há oito anos. Marcou seu trabalho no Hospital Maternidade Aderson Marinho, onde trabalhou por cinco anos, sempre tratando com muito carinho e respeitando a todos, principalmente a comunidade mais carente. 
Quem é Edmilson Barros Abreu, candidato a vice-prefeito, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB?
Um homem simples, empresário do setor farmacêutico e Agropecuarista, nascido em Montes Altos e criado em Porto Franco desde seu primeiro ano de vida. Casado com a Enfermeira Joelda Rocha Abreu, tem dois filhos. Cunhado do ex-prefeito Josimar Nogueira da Silva “Fia”, aceitou ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçado por Dr. Nelson Horácio, após ter seu nome destacado dentre vários, por meio de pesquisas.  Seu objetivo é poder contribuir na melhoria da situação política do município de Porto Franco.  (Assessoria)