Denis Aragão
Uma grande caminhada para chamar a atenção da comunidade quanto a saúde mental e a luta antimanicomial no município de Tucuruí. A caminhada é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através do o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e faz parte da programação iniciada, na última segunda-feira, alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que este ano terá como tema “No CAPS somos todos loucos uns pelos outros”. A iniciativa acontece até a próxima sexta-feira (23) e diversas atividades estão programadas.
A concentração aconteceu a partir das 7h30 no CAPS. De lá, amigos, convidados, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e profissionais atuantes na área seguiram para a Praça do Rotary, onde aconteceram as apresentações. Cerca de 300 pessoas e participam da caminhada.
Durante a programação rodas de conversas sobre o tema, debates, distribuição de material informativo sobre o Centro, dentre outras atividades foram realizadas pelos profissionais de saúde.
Segundo Elayne Santos, psicóloga do CAPS, a intenção das atividades é chamar a atenção da população quanto ao que é feito no Centro e que visa inserir socialmente as pessoas acometidas pelas doenças mentais no município. “As discussões sobre o tema e o estímulo da consciência da sociedade são os principais objetivos e toda a população está convidada a participar”, esclarece.
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi comemorado no último domingo (18) e celebra também 11 anos da Política de Saúde Mental adotada pelo Sistema Único de Saúde.
A data simboliza especialmente a reafirmação do direito do paciente a um tratamento público digno e integral, por meio da substituição dos hospitais psiquiátricos por serviços que ofereçam aos usuários autonomia, identidade e liberdade de expressão.
Agorapress - Agência de Notícias
Jornalismo sério, responsável e éticoAcesse: agorapress.com
Twitter: @agorapress
Facebook: /agorapressagnoticias
Tucuruí - Pará - Brasil
Tucuruí - Pará - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário