segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governadora Roseana Sarney entrega equipamentos ao Corpo de Bombeiros e atende projeto de indicação do deputado Léo Cunha

Na última quinta-feira (26) a governadora Roseana Sarney, junto com o secretário de segurança, Aluísio Mendes, entregou ao Corpo de Bombeiros de Imperatriz, vários equipamentos que irão facilitar a realização das operações de combate a incêndios e salvamentos, entre os quais: a Escada Magirus, que facilitará as operações de combate a incêndios e salvamentos em alturas de até 31 metros.
A entrega do equipamento concretizou o atendimento do Projeto de Indicação do deputado Léo Cunha (PSC), aprovado na Assembleia Legislativa em abril de 2011 (Veja abaixo na integra).
20 SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2011  DIÁRIO 20 DA ASSEMBLEIA

INDICAÇÃO Nº 619 / 11
Senhor Presidente,
Na forma regimental, requeiro a Vossa Excelência que, após
ouvida a Mesa, seja enviado ofício a Excelentíssima Senhora
Governadora do Estado, ROSEANA SARNEY MURAD, solicitando
uma PLATAFORMA DE COMBATE A INCÊNDIO AO 3º
GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR da cidade de
Imperatriz, neste Estado.

O Corpo de Bombeiros ainda esbarra na falta de equipamentos
necessários à nova realidade das cidades da Região Tocantina, na ausência
de uma plataforma de combate a incêndios, os bombeiros simplesmente
não podem desenvolver uma ação mais rápida no combate em edifícios
acima de três a vinte andares, a Cidade de Imperatriz, por exemplo,
possui aproximadamente 30 edifícios construídos e em construção
com 20 andares.
Considerando que prédios industriais, comerciais e edifícios
residenciais, são vulneráveis a quaisquer acidentes que possam ocorrer
em razão da imprevisibilidade dos incêndios, em virtude do crescimento
vertical da cidade e a demanda de atendimento, existe a necessidade da
referida proposição para combate a incêndio e resgate em altura,
cobrindo a demanda necessária de mais de 90% dos edifícios de
Imperatriz, acompanhando assim, o desenvolvimento da Região
Tocantina.
Portanto, na qualidade de porta-voz e de legítimo representante
no Parlamento Estadual da população de Imperatriz e Região Tocantina,
solicitamos especial atenção ao nosso pleito, atendendo a permanente
reivindicação da população da Região Tocantina.
Plenário Deputado Nagib Haickel do Palácio Manoel
Bequimão, em 20 de junho de 2011. - LÉO CUNHA - Deputado
Estadual NA FORMA DO ART. 146 DO REGIMENTO INTERNO,
O SR. PRESIDENTE DETERMINOU O ENCAMINHAMENTO
DA PRESENTE INDICAÇÃO.

Além de ter elaborado o projeto, o parlamentar ratificou a reivindicação várias vezes pessoalmente à governadora, e acompanhou todo o processo de viabilização do pedido, até a confirmação da compra, dada a ele pelo secretário Aluísio Mendes, no ano passado.
“Estou muito satisfeito, pois com o crescimento da cidade de Imperatriz, a compra dessa escada, era essencial para as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, e foi por isso que desde o inicio do meu mandato, sempre estive comprometido com esse projeto,” disse.
O deputado afirma ainda que continuará lutando para que o governo faça outros investimentos necessários à corporação. “Continuarei cobrando, principalmente, por uma melhor estrutura física para o grupamento e também, para que haja um aumento no contingente, para que nossa população possa ser atendida com mais eficiência.”

A Magirus foi importada da Alemanha e custou cerca de R$ 3,5 milhões, além dela, Roseana Sarney também entregou uma ambulância e vários equipamentos de proteção individual. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) além de outras autoridades, e aconteceu no setor do Corpo de Bombeiros, localizado no Aeroporto Prefeito Renato Moreira. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Chegada da Escada Magirus em Imperatriz concretiza Projeto do deputado Léo Cunha




A chegada da escada Magirus (plataforma de combate a incêndios) à cidade de Imperatriz é a concretização do Projeto do deputado Léo Cunha (PSC) que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, em abril de 2011 (Ver abaixo a cópia do projeto). Na última segunda-feira (12), o deputado esteve no 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, onde acompanhado do comandante da Corporação, Tenente Coronel Figueiredo e do Comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Edeilson Carvalho, vistoriou esses, e outros equipamentos, disponibilizados pelo governo do Estado.
A viabilização da Escada Magirus foi um dos primeiros compromissos assumidos por Léo Cunha, após sua eleição. A iniciativa do projeto para a compra, se deu logo após uma reunião em que ele tratou do assunto, com os vereadores Fátima Avelino, Joel Costa e Chiquinho da Diferro Em seguida, o grupo foi ao quartel, onde tomou conhecimento da importância do equipamento, para o desempenho das atividades dos bombeiros. Após a aprovação da proposta, o deputado Chiquinho Escórcio, também se juntou á luta, ratificando o atendimento do projeto.
Em agosto de 2012, o deputado Léo Cunha levou o assunto a Tribuna da AL, e cobrou que a governadora Roseana Sarney (PMDB) viabilizasse os recursos para a compra e que também fizesse outros investimentos, a fim de oferecer as condições necessárias de trabalho ao Corpo de Bombeiros de Imperatriz.
Dias depois, o parlamentar foi recebido pela governadora, em uma audiência, no Palácio dos Leões, em São Luís, e ratificou o pleito, assim como também solicitou o aumento do contingente, a compra de outros equipamentos e a construção de nova base.
Hoje, Léo Cunha comemora a chegada da escada à cidade. "Fiquei muito contente em ver que nossa luta valeu a pena e que finalmente esses homens corajosos do nosso Corpo de Bombeiros poderão contar com esse equipamento tão útil no trabalho deles", disse.
O parlamentar também agradece o apoio do deputado federal Francisco Escórcio. Sempre presente nas lutas por imperatriz, como também ao secretário Hildo Rocha e Luís Fernando, grandes aliados neste projeto, o que acabou se revestindo de êxito. “Entendo que é desta forma com que nós parlamentares devemos trabalhar em prol do estado. Independente de partido ou quem conquiste, temos é que trazer benefícios".
Além da escada, o grupamento também receberá uma ambulância e hidrantes, para serem instalados em pontos estratégicos da cidade para agilizar o abastecimento dos caminhões auto bomba. 
A importância da Escada Magirus para a cidade:
O Tenente Coronel Figueiredo destaca que a Escada Magirus é de suma importância para as operações de combate a incêndios e resgate de vítimas.
"Com a escada nós poderemos fazer o resgate das vitimas com mais eficiência e, a segurança dos bombeiros estará garantida, pois eles não precisaram mais adentrar nos prédio para retirar as vitimas," explicou.
O Tenente também enfatizou que a cidade de Imperatriz vem crescendo verticalmente nos últimos anos, e isso demanda que investimentos sejam feitos na corporação a fim de que possa atender às demandas da população de forma mais rápida e eficaz.
"Essa escada é muito bem vinda nesse momento, por isso estamos muito satisfeitos e agradecidos,” disse.
O grupamento atende a um total de 23 cidades, e a escada comprada para Imperatriz é a segunda adquirida pelo Estado, somada a da capital São Luís.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vereador propõe título de Cidadão Imperatriz a Marilda Albuquerque


Imperatriz – O vereador Enoc Lima Serafim apresentou na sessão ordinária dessa terça-feira (17) Projeto de Decreto Legislativo nº 015/13 que outorga o título de Cidadão Imperatrizense a médica oftalmologista Dra. Marilda Albuquerque de Sousa Barros.
Esposa do deputado estadual Dr. Pádua, o vereador destaca a extensa folha de serviços prestados à comunidade imperatrizense pela homenageada, inclusive em vários municípios do interior do Maranhão por intermédio de mutirões da boa visão.
“Nós temos observado ao longo dos últimos anos o trabalho e a dedicação dessa profissional da oftalmologia que dispensa uma atenção especial ao público da terceira idade que busca por atendimento especializado”, ressalta o vereador Enoc Serafim, que vê com entusiasmo o projeto que deverá conceder a médica Dra. Marilda Albuquerque o título de Cidadão Imperatrizense.
Além disso, o vereador Enoc Serafim enfatiza o trabalho social realizado de forma voluntária pela médica Dra. Marilda Albuquerque ao contribuir com diversas entidades na cidade de Imperatriz. “É uma médica que nestes últimos 20 anos dedica a soma de esforços para ajudar o próximo, árdua missão que transcende os finais de semana e rompe fronteiras ao levar aos locais mais longínquos a sua unidade móvel de oftalmologia”, argumenta.
Ele ressalta ainda a trajetória profissional da médica que se formou, em 1993, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com título de especialidade em oftalmologia.

A médica oftalmologista Dra. Marilda Albuquerque é indicada pelo vereador Enoc Serafim para receber o título de Cidadão Imperatrizense

Imperatriz pode aderir ao Projeto “Olhar Brasil”



A proposta é defendida pelo vereador Esmeradhson
de Pinho, vice-presidente da Câmara Municipal

Imperatriz – O vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Esmeradhson de Pinho defendeu nessa terça-feira (17) a inclusão do município no projeto denominado “Olhar Brasil”, instituído pela Portaria Interministerial n° 2.229/12. A proposta será encaminhada ao secretário Municipal de Educação (Semed), Zesiel Ribeiro da Silva.
Ele justifica que o projeto propõe a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos alunos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerido pelo Ministério da Educação.
Além disso, objetiva contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como das limitações que prejudicam a qualidade de vida, causadas pelos inúmeros problemas de visão.
Esmeradhson de Pinho observa ainda que o Projeto “Olhar Brasil” visa identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticados outras patologias em saúde ocular e que necessitem de intervenções, visando contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos.
Ele lembra ainda que, de acordo com a Portaria Interministerial, o projeto “Olhar Brasil” compreende ações estratégicas de inserção articulada e integrada das unidades escolares cadastradas para o Projeto, com a rede de serviços de saúde, para a realização da triagem dos alunos identificados; capacitação dos professores durante os encontros periódicos da formação continuada e da rede básica de saúde, para a realização da triagem para a consulta e a ampliação do número de consultas oftalmológicas na rede de saúde e o fornecimento gratuito de óculos a partir da necessidade identificada no Projeto.
Parceria – O vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz ressalta que o Projeto “Olhar Brasil” será desenvolvido em parceria entre a União, por intermédio dos ministérios da Saúde e da Educação; dos Estados e Municípios. “Pode-se efetuar a prestação de assistência oftalmológica, pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), própria ou privada, contratada ou conveniada; e fornecimento gratuito de óculos ao público-alvo”, conclui.


O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Esmeradhson de Pinho, defende a implantação do Projeto “Olhar Brasil”, nas escolas municipais de Imperatriz.

Fidelis Uchoa: crescem números de acidentes de trânsito em Imperatriz



Ele defendeu a modernização da sinalização e a contratação de uma
empresa de Engenharia de Trânsito

Imperatriz – O aumento da estatística de ocorrências de acidentes de trânsito registrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado, é considerado bastante preocupante. O tema, discutido ontem, pelo vereador Fidelis Uchoa (PRB) abordou ainda a superlotação do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.
Ele apontou que foram registrados neste último final de semana (sábado e domingo) pelo menos 30 ocorrências de acidentes de trânsito, fato que merece discutir a problemática do trânsito em Imperatriz. “Nós entendemos que providências precisam ser adotadas, em caráter de emergência, para reduzir de maneira drástica essa grande quantidade de acidentes de trânsito”, recomenda.
Fidelis Uchoa lamentou o caos no trânsito e propôs ao secretário José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, a urgente contratação de uma empresa especializada em Engenharia de Trânsito para elaborar um projeto de gerenciamento e modernização do trânsito em Imperatriz.
“Essa empresa [Engenharia de Trânsito] deverá somar nessa ‘força-tarefa’ para melhorar o trânsito da nossa cidade, pois a situação não pode ficar do jeito que está com vários acidentes, inclusive com vítimas fatais”, disse ele, que espera sensibilizar o prefeito Sebastião Madeira.
Para ele, a modernização do trânsito é de suma importância nesse contexto de melhoria da sinalização viária de ruas e avenidas da cidade que mais cresce no interior do Maranhão. “A frota de veículos cresceu muito nestes últimos anos, porém os investimentos foram poucos, sendo necessária essa intervenção do prefeito Madeira nessa área para deixar o seu legado, assim como está fazendo na área da infraestrutura da cidade de Imperatriz”, finalizou.
Fotos: Fábio Barbosa/Ascom
Vereador Fidelis Uchoa exibe jornal que aponta 30 ocorrências de acidentes de trânsito neste final de semana em Imperatriz

Vereadores aprovam instalação de CPI em Governador Edison Lobão


 
Governador Edison Lobão (MA) – Em sessão realizada nessa sexta-feira (13), a Câmara Municipal de Governador Edison Lobão, aprovou indicação de autoria do vereador Filho Dentista (PSDC) que solicita a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais irregularidades envolvendo a administração municipal do prefeito Evando Viana.
Filho Dentista sustenta que existem suspeitas de irregularidades em relação ao desvio de recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em Governador Edison Lobão.
O vereador Fernando do Enoque (PSD) foi o único que votou contra e se manifestou sobre o assunto, pois para ele (Enoque) “essa não é a forma correta de fazer o pedido de abertura de uma CPI”.
Por sua vez, o vereador Júnior Moura (DEM) relatou que as explanações do colega vereador (Filho) nada agregam aos vereadores que já tinham conhecimento da situação política-administrativa. Moura entende que a população merece uma resposta, porém estabelecida dentro do amparo legal da legislação.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Imperatriz – Em decorrência da necessidade da construção de uma escola no povoado Vila São João, na zona rural de Imperatriz, o vereador Richard Silva (DEM) solicitou ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, providências para que o clamor da comunidade estudantil seja atendido pelo município.
“É um equipamento público indispensável à comunidade dessa região, pois os alunos do ensino fundamental necessitam de um espaço adequado para aprender”, justificou ele, que pretende sensibilizar o secretário Zesiel Ribeiro para que recursos sejam alocados para construção, ainda nessa gestão do prefeito Madeira, desse prédio destinado à educação.
Ele ressalta que solicitou ainda providências no sentido de viabilizar a revitalização da Escola Municipal Dom Pedro I, localizada no povoado Açaizal dos Pernambucanos, na região da grande Lagoa Verde, em Imperatriz. “O objetivo é oferecer conforto e comodidade aos alunos e professores dessa unidade escolar da zona rural”, afirma.
Já o vereador Weudson Feitosa dos Santos (PTdoB), o pastor Eudes, encaminhou indicação ao secretário Roberto Alencar, da Infraestrutura, solicitando ao município a construção de drenagem e pavimentação asfáltica, inclusive com meios-fios e sarjetas, nas ruas Timbira, Jambo e do Cajueiro, no bairro Vila Independente.
“Nós temos acompanhado semanalmente o andamento das obras de drenagem profunda da Avenida Itaipu, na Vila Fiquene, que deverão se estender pelos bairros parques Airton Senna e Santa Lúcia”, disse ele, que considera de suma importância à obra de saneamento que resolverá antigo problema de esgoto a céu aberto; proliferação de doenças e a melhoria da infraestrutura das vias urbanas na região do grande Vila Nova.


Os vereadores Richard e Eudes lutam, respectivamente, pela construção de escola, na Vila São João, e obras de saneamento, na Vila Independente

Construção de elevado apontado pelo Deputado Léo Cunha beneficiará o trânsito em Imperatriz


O deputado Léo Cunha (PSC) elaborou um projeto para a construção de um elevado que ligará as avenidas Getúlio Vargas e Babaçulândia, em Imperatriz. O objetivo é permitir o acesso direto entre as vias, facilitando o trânsito dos veículos que seguem pela BR-010.
O projeto do deputado foi protocolado na Assembleia Legislativa, na sexta-feira (13), e agora seguirá as mãos da governadora Roseana Sarney (PMDB) que oficializará o Ministro dos Transportes, César Borges, para que viabilize os recursos para a execução da obra.
“Essa obra irá facilitar o deslocamento realizado entre essas vias, dando uma melhoria significativa para o trânsito da cidade, diminuindo o transtorno causado pelo fluxo de veículos que trafegam pelo local,” explicou Léo Cunha.
Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela população de Imperatriz, têm raiz no trânsito da cidade, que é cada vez mais caótico, devido ao impacto sofrido pelo aumento da frota de veículos e de sua população.
Pra se ter uma ideia nos últimos três anos o número de carros alcançou a taxa de 33°/° de crescimento, deixando para trás os 55 mil veículos que compunham a frota da cidade em 2010. O dado revela o rápido desenvolvimento do município, e exige que sejam realizados investimentos à altura dessa realidade.
A construção do elevado é uma iniciativa que somada a outros projetos elaborados pelo deputado Léo Cunha, a exemplo do que ocorrerá com ligação das ruas Alagoas e Fortunato Bandeira, na área do 50º Bis, irá dar muito mais fluidez ao trânsito da cidade, trazendo grandes benefícios para toda a população que enfrenta o problema diariamente, seja no transporte público ou particular.
“Nossa cidade precisa de investimentos de impacto que possam dá uma resposta urgente aos problemas que enfrenta hoje no trânsito, e eu estou comprometido em viabilizar projetos com essa finalidade,” afirmou o parlamentar.
Mobilidade Urbana e Trânsito

Além de obras que melhorem o trânsito, a cidade também necessita de outras que alcancem a mobilidade urbana. Por todo o país, várias são as obras realizadas nesse sentido, como parte do Programa de Mobilidade Urbana e trânsito, sendo resultado de um conjunto de políticas públicas relativas à circulação de pessoas, transportes e acessibilidade.
Quando falamos de mobilidade, devemos levar em conta alguns contextos, como por exemplo: o meio ambiente e a inclusão social, e quando nos referimos ao trânsito estamos enfocado fatores como: engenharia, educação e fiscalização, os quais permeiam todo o planejamento e compõem as ações que devem ser desenvolvidas.
São muitos os desafios para que se incluam melhorias significativas nesses dois aspectos, e que devem ser enfrentados em ações conjuntas entre governo Federal, Estadual e Municipal.


REGIÃO TOCANTINA Dr. Pádua diz que novos hospitais serão inaugurados pelo Governo do Estado


Imperatriz – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) enfatiza que, em atendimento a solicitação aprovada ainda no primeiro semestre no plenário da Assembléia Legislativa, o Governo Itinerante será realizado nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) em quatro municípios da região Tocantina. A governadora estará nas cidades de Ribamar Fiquene, Campestre do Maranhão, João Lisboa e Senador La Rocque.
Ele comemora a iniciativa da governadora Roseana Sarney e do secretário Ricardo Murad (Saúde) que inauguram nessa terça-feira, às 10h, o hospital de 20 leitos de Ribamar Fiquene --48 km de Imperatriz. “Esse novo equipamento público vai melhorar a qualidade da saúde pública à comunidade fiquenense”, reconhece.
O deputado lembra que “essa é mais uma unidade hospitalar do Programa Saúde é Vida, construído e equipado com recursos do governo do Estado”. O hospital, com 20 leitos de internação, disporá de centro de parto normal e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Também oferecerá exames de raio-x e atendimento em clínica médica, pediátrica e obstétrica, sendo interligado à rede de hospitais mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Dr. Pádua assinala que a inauguração dos hospitais de Ribamar Fiquene e o de Campestre do Maranhão previsto para essa quarta-feira (18) também deverá contribuir para desafogar o atendimento no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.


Deputado Dr. Pádua enfatiza importância dos novos hospitais para a região Tocantina

Queima de resíduos hospitalares será debatido em audiência pública


Imperatriz – Os problemas causados pela queima de resíduos hospitalares e industriais provocados pelo incinerador de uma empresa, alvo de constantes denúncias dos moradores da região do povoado Lagoa Verde, principalmente da localidade denominada “Mãozinha” serão discutidos em audiência pública na próxima quinta-feira (19) no plenário Léo Franklin, da Câmara Municipal de Imperatriz.
De acordo com o vereador-presidente Hamilton Miranda de Andrade, a audiência pública será dirigida pelo presidente da Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e do Meio Ambiente, Marco Aurélio da Silva Azevedo.
No primeiro semestre desse ano, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara municipal chegou a realizar uma vistoria no local, onde verificaram in loco os riscos provocados à população da localidade atingida pela incineração dos resíduos hospitalares e industriais.
Na época, a Comissão verificou que a água é imprópria para o consumo devido à poluição dos resíduos, também ouviram denúncias dos moradores que reclamaram sofrer com a inalação de fumaça vinda da empresa.
Segundo ele, os moradores do povoado Maozinha vinham denunciam há meses que a incineração de resíduos tem colocado em risco a saúde dos moradores da região da Lagoa Verde, bem como plantações, pois não há um limite de segurança e distância das residências para a empresa, e o vento e a poeira transportam as substâncias químicas por toda a região.
Marco Aurélio assinala que a coordenação do departamento das Comissões Permanentes, da Câmara Municipal de Imperatriz, encaminhou convites a diversos segmentos da sociedade civil, deputados estaduais, federais e diretores da empresa.

Vereador Marco Aurélio presidirá audiência pública sobre queima de resíduos hospitalares

Governador Edison Lobão Caos: Lixo toma de conta do povoado Bananal


Outro problema é a situação da escuridão das ruas,
embora os moradores paguem taxa de iluminação pública

Bananal, Governador Edison Lobão – Descaso: a comunidade do povoado Bananal (15 km de Imperatriz), município de Governador Edison Lobão, enfrenta um dos maiores problemas administrativos de sua história política-administrativa: a falta de recolhimento de lixo doméstico.
A situação é tão grave que os moradores estão sendo obrigados a pagar para despejar o lixo em terrenos baldios às margens das estradas vicinais. Um grande depósito de lixo está sendo formado no povoado Bananal.
A reportagem tentou conversar com algum representante da Prefeitura de Governador Edison Lobão para falar sobre o precário serviço de limpeza e recolhimento de lixo registrado no povoado Bananal.
Outro problema, de acordo com a dona-de-casa Teresa da Silva, que reside na rua Guaxupe, é a falta de iluminação pública em algumas ruas do povoado Bananal, fato que facilita a ação dos marginais e aumenta a insegurança pública.
Os moradores alegam que pagam mensalmente à companhia de energia elétrica taxa de iluminação pública, porém o serviço de manutenção não vem sendo realizado pelo município no povoado Bananal. “É um absurdo! Nós pagamos essa taxa para termos direito à iluminação pública, mas isso não está acontecendo”, lamentou o aposentado José Ferreira, ao denunciar a escuridão no cruzamento das ruas Guaxupe e São José, no povoado Bananal.



Lixo invadem ruas e calçadas do povoado Bananal, em Governador Edison Lobão

domingo, 15 de setembro de 2013

Construção de elevado apontado pelo Deputado Léo Cunha beneficiará o trânsito em Imperatriz


O deputado Léo Cunha (PSC) elaborou um projeto para a construção de um elevado que ligará as avenidas Getúlio Vargas e Babaçulândia, em Imperatriz. O objetivo é permitir o acesso direto entre as vias, facilitando o trânsito dos veículos que seguem pela BR-010.
O projeto do deputado foi protocolado na Assembleia Legislativa, na sexta-feira (13), e agora seguirá as mãos da governadora Roseana Sarney (PMDB) que oficializará o Ministro dos Transportes, César Borges, para que viabilize os recursos para a execução da obra.
“Essa obra irá facilitar o deslocamento realizado entre essas vias, dando uma melhoria significativa para o trânsito da cidade, diminuindo o transtorno causado pelo fluxo de veículos que trafegam pelo local,” explicou Léo Cunha.
Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela população de Imperatriz, têm raiz no trânsito da cidade, que é cada vez mais caótico, devido ao impacto sofrido pelo aumento da frota de veículos e de sua população.
Pra se ter uma ideia nos últimos três anos o número de carros alcançou a taxa de 33°/° de crescimento, deixando para trás os 55 mil veículos que compunham a frota da cidade em 2010. O dado revela o rápido desenvolvimento do município, e exige que sejam realizados investimentos à altura dessa realidade.
A construção do elevado é uma iniciativa que somada a outros projetos elaborados pelo deputado Léo Cunha, a exemplo do que ocorrerá com ligação das ruas Alagoas e Fortunato Bandeira, na área do 50º Bis, irá dar muito mais fluidez ao trânsito da cidade, trazendo grandes benefícios para toda a população que enfrenta o problema diariamente, seja no transporte público ou particular.
“Nossa cidade precisa de investimentos de impacto que possam dá uma resposta urgente aos problemas que enfrenta hoje no trânsito, e eu estou comprometido em viabilizar projetos com essa finalidade,” afirmou o parlamentar.


Mobilidade Urbana e Trânsito

Além de obras que melhorem o trânsito, a cidade também necessita de outras que alcancem a mobilidade urbana. Por todo o país, várias são as obras realizadas nesse sentido, como parte do Programa de Mobilidade Urbana e trânsito, sendo resultado de um conjunto de políticas públicas relativas à circulação de pessoas, transportes e acessibilidade.
Quando falamos de mobilidade, devemos levar em conta alguns contextos, como por exemplo: o meio ambiente e a inclusão social, e quando nos referimos ao trânsito estamos enfocado fatores como: engenharia, educação e fiscalização, os quais permeiam todo o planejamento e compõem as ações que devem ser desenvolvidas.

São muitos os desafios para que se incluam melhorias significativas nesses dois aspectos, e que devem ser enfrentados em ações conjuntas entre governo Federal, Estadual e Municipal. 

Dr. Pádua destaca visita da governadora e inauguração de hospitais de 20 leitos


Serão inaugurados os hospitais de Ribamar
Fiquene e de Campestre do Maranhão

Imperatriz – A governadora Roseana Sarney, acompanhada do secretário de Saúde, Ricardo Murad, cumpre na próxima terça-feira (17) e quarta-feira (18) mais uma etapa do governo itinerante ao visitar quatro municípios da região Tocantina. Ela estará nas cidades de Ribamar Fiquene, Campestre, João Lisboa e Senador La Rocque.
Na ocasião, o deputado estadual Dr. Pádua (PSD) destacou que a governadora entregará à comunidade os hospitais de 20 leitos dos municípios de Ribamar Fiquene e de Campestre do Maranhão. “A inauguração desses equipamentos é de suma importância à população que aguarda com expectativa o funcionamento dessas novas unidades de saúde”, afirma.
Ele ressaltou o compromisso do governo do Estado que realiza o maior programa de reestruturação do sistema de saúde do Maranhão. “Estão sendo construídos ainda hospitais macrorregionais de alta complexidade, inclusive na cidade de Imperatriz”, disse.
Dr. Pádua observa que a unidade hospitalar do Programa “Saúde é Vida”, construído e equipamento pelo governo do Estado, oferecerá 20 leitos de internação, centro de parto normal e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. O hospital foi construído em uma área de 7.600 metros  doado pelo município ao Governo do Estado.
Também será oferecido exames de raio-x e atendimento em clínica médica, pediátrica e obstétrica. A nova casa de saúde também será interligado à rede de hospitais pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O deputado também assinala que o novo hospital de 20 leitos, em Campestre do Maranhão, a 68 km de Imperatriz, também prestará atendimento a milhares de pessoas dos municípios e localidades circunvizinhas na região Tocantina.
“Nós acreditamos que com a inauguração e funcionamento desses novos hospitais, certamente desafogará o atendimento no hospital macrorregional de Imperatriz, o Socorrão, bem como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na cidade de Imperatriz”, conclui.

Deputado Dr. Pádua diz que governo do estado inaugura na próxima semana hospitais de 20 leitos em Ribamar Fiquene e Campestre do Maranhão. 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeito Vasco diz que vicinais estão sendo revitalizadas


Ele reclama da falta de apoio e diz que
somente tem recebido promessas e mais promessas

Por Aurino Brito
Ribamar Fiquene – O prefeito Israel Ribeiro de Vasconcelos (PSB), o Vasco, observa, em entrevistada à reportagem, que os recursos disponíveis para investimentos em infraestrutura são considerados insuficientes diante da necessidade da comunidade do município de Ribamar Fiquene. “Nós temos recebido muitas promessas, porém somente promessas, mas de concreto nada temos até o momento para investimentos em infraestrutura”, desabafa.
Ele argumenta que devido à escassez de recursos, o pouco dinheiro é distribuído para cada setor (educação, saúde, infraestrutura e ação social) no sentido de melhorar a situação da cidade.
Em relação à situação das estradas vicinais, o prefeito Vasco assegurou que o município investe na recuperação das mesmas começando pela região da Folha Larga, inclusive utilizando pá carregadeira, caçambas e patrol para viabilizar a melhoria do acesso ao sertão do município de Ribamar Fiquene.
“Temos procurado melhorar ao máximo possível, pois conhecemos o sofrimento desses produtores rurais que enfrentam dificuldades para transportar os alimentos para zona urbana”, disse ele.
O prefeito lembra que para melhorar a situação de algumas ruas, resolveu colocar uma espécie de “brita asfáltica” que acabou com a poeira e a lama verificada em algumas vias urbanas.
Vasco disse que chegou a observar vários imóveis com placas de venda, mas depois da colocação da “brita asfáltica” doada pela construtora que executa os serviços de revitalização malha asfáltica da BR-010, muitas pessoas resolveram mudar de ideia e continuar com os imóveis em Ribamar Fiquene. “Esse asfalto é a custo zero ao município, pois o mesmo tem direito a esse benefício concedido pelo Dnit”, ressalta.
Educação – O chefe do Poder Executivo destaca que uma das principais mudanças ocorridas nessa gestão municipal têm sido os avanços obtidos na área da Educação no município de Ribamar Fiquene. “Esse tem sido um esforço gigantesco do nosso governo”, revela.
Em relação ao setor da saúde pública, ele reconhece que não é bom, assim como em vários outros municípios brasileiros. “Em casa que falta pão todo mundo grito e ninguém tem razão”, dispara, ao analisar que “é muito complicado, pois tem visto pelo país afora pessoas deitadas nos corredores sem condições de atendimento”.

Prefeito Vasco lamenta falta de recursos e diz que luta para melhorar os setores básicos em Ribamar Fiquene

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Buzuca, Fidelis e Chiquim pedem mais obras para Imperatriz


Imperatriz – A execução de obras de drenagem e pavimentação asfáltica das ruas 18 e dos Almirantes, no Parque Anhanguera, foi solicitado ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário Roberto Alencar (Infraestrutura) pelo vereador José Carneiro Santos (PSDB), o Buzuca.
Ele argumentou à reportagem que “essa é uma aspiração antiga dos moradores -- em toda extensão--, das ruas 18 e dos Almirantes, pois sabem que a melhoria da qualidade de vida está associada ao fim do esgoto a céu aberto, da lama e da poeira”. “É de vital importância que o município viabilize recursos, em parceria com o governo estadual, para construção dessa obra de drenagem e de pavimentação asfáltica”, reforça.
Buzuca, que neste segundo mandato tem atuado de forma descentralizada em todos os bairros e povoados de Imperatriz, reconhece a soma de esforços do prefeito Madeira em buscar meios, inclusive através de empréstimos junto às instituições financeiras para levar obras aos bairros carentes, como é o caso da aprovação de recursos na ordem de R$ 50 milhões para investimentos em infraestrutura nos bairros da Vilinha, do Parque Alvorada I e II.
Já o vereador Fidelis Rodrigues da Silva Uchoa (PRB), o Fidelis Uchoa, solicitou ao governo municipal, por meio da Sinfra, providências no sentido que seja perfurado um poço artesiano, no bairro Morada dos Bosques, próximo à Faculdade de Imperatriz (Facimp).
“É gritante o problema da falta de abastecimento de água verificado em mais de dez bairros da cidade, como é o caso do Morada dos Bosques, residencial que cresceu nestes últimos anos, mas que não dispõe de abastecimento regular de água potável”, afirma ele, que lutará para que o pleito seja atendido pelo município de Imperatriz.
Parceria – O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR), o Chiquim da Diferro, propôs em sessão ordinária realizada quarta-feira (11) a viabilização de parceria entre a Prefeitura de Imperatriz e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o setor privado, para construção do Pórtico Metrópole de Imperatriz.
Vereadores solicitam mais obras de infraestrutura para bairros carentes de Imperatriz

Márcio Leite receberá título de cidadão imperatrizense



Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta
-feira (11) Decreto Legislativo nº 04/13

Imperatriz – Natural de São Luís (MA), o professor-doutor José Márcio Soares Leite, 64 anos, secretário-adjunto de Estado da Saúde do Maranhão, mestre e doutor em Ciências da Saúde, pós-graduação em Medicina do Trabalho e Gestão Hospitalar, será um dos homenageados com o título de Cidadão Imperatriz.
A propositura, de autoria do vereador Richard Wagner Silva (DEM), foi aprovada nesta quarta-feira (11) em sessão ordinária da Câmara Municipal de Imperatriz.
Ele ressalta que o médico aposentado do Ministério da Saúde possui extensa folha de serviços prestados a pró-saúde de Imperatriz, cita como exemplos, a viabilização do primeiro serviço de Oncologia Clínica e Hemodinâmica, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Rafael.
Além disso, trouxe para Imperatriz o primeiro serviço de Hemodiálise, bem como contribuiu e participou da construção e inauguração da então maternidade “Mãe Pobre”, conhecido hoje como Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), referência no sudoeste do Maranhão em atendimento obstétrico e ginecológico.
Márcio Leite tecnicamente trabalhou pela inserção de Imperatriz e municípios vizinhos no Qualesus/Rede, que inclui os estados do Maranhão, Tocantins e Pará, o chamado TOPAMA.
“Ele (Márcio Leite) também inaugurou 40 leitos de UTI Neo Natal no Hospital Regional materno Infantil (HRMI) e 40 leitos de UTI adulto na setor privado credenciados ao SUS, em Imperatriz”, justifica o vereador Richard Wagner, que destaca ainda o agraciado sempre esteve presente e lutou pelos projetos na área da saúde de Imperatriz.
Biografia - O vereador descreve ainda que o médico Márcio Leite é presidente da Academia Maranhense de Medicina e da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; membro da Academia Maranhense de Ciências, e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de História da Medicina e da Sociedade Maranhense de História da Medicina.
Segundo ele, Márcio Leite teve seu trabalho na área da saúde pública reconhecido pelo Governo do Maranhão, que o agraciou com a Medalha de Mérito Timbira, categoria Cavaleiro; Medalha do Mérito Timbira, categoria Direitos Humanos; Medalha da Ordem do Mérito da Saúde Pública, grau comendador e com a Medalha da Ordem dos Timbiras – 4º Centenário no Grau Comendador, também pela sociedade de “Amigos da Marinha”, com a medalha “Amigos da Marinha”.


Vereador Richard Silva é o autor do Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Imperatriz ao médico Márcio Leite

PORTO FRANCO Assassinos de Keite Bastos foram condenados pelo júri. Penas são de 20 e 22 anos



Adriano Sousa Barros principal suspeito de ter matado em fevereiro de 2011 a ex-namorada Keite Bastos. Ele foi condenado a 20 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Outro envolvido no crime José de Arimatéia (o farinha) pegou pena de 22 anos de prisão.
O júri aconteceu nesta quarta-feira, 11 de setembro no salão nobre da Loja Maçônica Tiradentes em Porto Franco e foi presidido pelo Juiz Flávio Soares, mas, foi assistido pelo titular da vara criminal da comarca de Porto Franco Dr. Armindo Reis Neto.
Na época do crime Keite Bastos tinha 21 anos de idade e foi morta com golpes de faca no pescoço e teve parte da cabeça atingida por pedras. O crime aconteceu em fevereiro de 2011 em um bairro nobre da cidade de Porto Franco-Ma.
Foram presos o ex-namorado Adriano Barros e José de Arimatéia. De acordo com as provas colhidas pela Policia através de depoimentos e material encontrado no local do crime os dois foi quem mataram a jovem na madrugada doa dia 22 de fevereiro de 2011. O motivo do crime teria sido revolta porque Adriano o ex-namorado não aceitava o fim do relacionamento com Keite.

*Por Nardele Oliveira