sexta-feira, 31 de maio de 2013

Léo Cunha acompanha prefeito Sebastião Madeira em inauguração de ponte


Na manhã do sábado (25), o dep. Léo Cunha (PSC) acompanhou o prefeito Madeira e sua comitiva, composta de secretários e vereadores na inauguração da ponte de concreto sobre o riacho Santa Teresa, na Rua Floriano Peixoto. A ponte foi construída após uma forte chuva no mês de dezembro ter aberto uma enorme cratera na via pública, ocasionando um acidente com óbito do motorista que caiu na cratera formada pela enxurrada. Durante a inauguração, o deputado Léo Cunha (PSC) parabenizou toda a equipe da prefeitura, responsável por mais uma obra na cidade. “Prefeito Madeira, eu como imperatrizense agradeço por mais uma ótima obra entregue ao povo de nossa cidade, é uma satisfação e honra participar deste importante momento da administração de Imperatriz, buscando recursos junto ao governo do estado, pois tenho a garantia que tudo é feito com qualidade e responsabilidade”. Falou   
Para o deputado, que esteve acompanhado de seu pai, o empresário Ribamar Cunha, este segundo mandato de Sebastião Madeira vem confirmar a grande liderança em que se tornou o prefeito de Imperatriz, pois o convenio com o Estado, permite ao prefeito investir maciçamente na infraestrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores da segunda maior cidade do Maranhão.
O deputado também aproveitou para agradecer a governadora pelas obras que já foram autorizadas para a cidade e região, e pelas demais que serão anunciadas.
“Estamos muito contentes com a governadora, e também agradecidos a ela por todas as obras que já autorizou para cá, desde o inicio de seu mandato, e tenho certeza de que ainda teremos muitas outras sendo executadas”, disse.
Ao falar, Madeira lembrou aos presentes, secretários, vereadores e ao povo presente, que muitos duvidaram que ele continuasse com as obras anunciadas.
“Os adversário falavam que eu não continuaria as obras iniciadas, como também não me importaria com a cidade, estavam todos enganados, pois esta obra foi feita com recurso próprio e fazer obra de boa qualidade, é o papel de um bom gestor, e eu tenho compromisso com este povo que me reelegeu”. Ressaltou.
Na oportunidade os moradores da redondeza, solicitaram ao prefeito Sebastião Madeira que torne aquela via mão única, pois o tráfego é intenso e ali moram muitas famílias com crianças. Entre as autoridades presentes estavam: o presidente da câmara Hamilton Miranda, vereadores da base aliada, secretários, empresários e profissionais liberais.




Dr. Pádua propõe construção de quadras poliesportivas no grande Vila Nova


Deputado também parabeniza nesse 01 de junho todos os profissionais da Imprensa

Imperatriz – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) apresenta, na próxima semana, proposição que solicita ao governo estadual a construção de quatro quadras poliesportivas na região do grande Vila Nova, em Imperatriz. A medida tem o objetivo de incentivar a prática esportiva nos bairros Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene, Parque Airton Sena e Vila Nova.
“Esse projeto visa criar melhores condições para a prática esportiva e a formação de atletas, especialmente em comunidades de baixa renda”, assinala ele, ao destacar o trabalho realizado pelo prefeito Sebastião Madeira que autorizou a construção de uma quadra poliesportiva próximo ao conjunto residencial “Recanto Universitário” que será inaugurado no dia 16 de julho, em Imperatriz.
Ele ressalta que “existe uma grande dificuldade de se formar atletas e manter equipes competitivas no Maranhão, incluindo a carência de professores de educação física e treinadores que ainda enfrentam uma série de problemas na hora de desenvolver seu trabalho, principalmente a falta de espaços e equipamentos adequados”.
Dr. Pádua também destaca a saudável parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Imperatriz que contribui para o desenvolvimento do município nas áreas da educação, da saúde e da infraestrutura da segunda maior cidade do Maranhão. “E a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas vai despertar em nossas crianças e jovens o interesse pelo esporte e precisamos oferecer quadras poliesportivas adequadas para essa prática”, justifica.
Dia da Imprensa – O deputado estadual Dr. Pádua aproveita ainda essa data - 01 de junho – para parabenizar todos os profissionais de Imprensa de Imperatriz, do Maranhão e do Brasil. “Nós queremos homenageá-los nessa data (01 de Junho); aos profissionais da imprensa o nosso reconhecimento pela imparcialidade e seriedade na divulgação dos fatos”, conclui.
Deputado Dr. Pádua pede construção de quadras poliesportivas no bairro Vila Nova, em Imperatriz

Presidente da Câmara de Ribamar Fiquene faz balanço de cinco meses de mandato

Ribamar Fiquene  - O presidente da Câmara Municipal de Ribamar Fiquene, Júlio Cesar da Silva Oliveira (PDT), apresentou essa semana um balanço desses primeiros meses de trabalho na Casa de Leis. Para ele, o período é de mudanças e de grandes realizações. “Tenho procurado incrementar o método de atuação do Poder legislativo, de modo que as ações sejam direcionadas e dê prioridade ao bem estar do cidadão, gerando a ele melhor qualidade de vida”, disse.
Júlio Cesar disse ainda que o Poder Legislativo ganhou um formato mais moderno, recuperou sua credibilidade e se aproximou mais da sociedade.“O cidadão fiquenense tem participado com afinco das sessões da Câmara e tem cobrado quando necessário e aplaudido quando precisa também. A democracia e a transparência tem reinado nessa Casa”, enfatiza Júlio Cesar.
Diversas ações comprovam o que diz o presidente. “Desde a primeira sessão que temos procurado atuar com relevância, visando em primeiro lugar, tomar decisões que tragam benefícios expressivos para o município de Ribamar Fiquene”. Segue Júlio Cesar, “Intensificamos a cobranças para que melhorasse o serviço público de saúde, reativamos alguns programas sociais, atuamos com firmeza também na educação infantil e fundamental, deliberamos ações para que fosse feito a recuperação de estradas vicinais e pontes na zona rural e também recuperação e pavimentação nas vias urbanas na sede e nos povoados de Arraias e Lajeadoetc.”
Geralmente o desempenho do chefe do parlamentar municipal é muito observado, principalmente pelos colegas de legislatura, e se o desempenho torna-se fraco ele tem poucas chances de permanecer no cargo; seu trabalho tem que ser pautado na seriedade e comprometimento público.
Tenho consciência disso, por isso que quero fazer desse mandato um exemplo para os colegas”, diz o presidente Júlio Cesar que também citou a aprovação de Projetos de Leis de grande relevância para a administração pública, como o que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional no orçamento, neste exercício financeiro atual, de mais de R$ 500 mil e que vai beneficiar e ajudar manter o ensino infantil no município de Ribamar Fiquene.
 Julio Cesar citou ainda alguns Projetos de Lei e suma importância, os quais são:
- Projeto que dispões sobre a municipalização da estrada do assentamento Boa União, numa extensão de 12 km, interligando com a BR 010 em dois acessos.
- Projeto da Câmara que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aqüicultura Familiar, que fomentará o fortalecimento das atividades na agricultura e na piscicultura, viabilizando a aquisição de maquinários para atender os trabalhadores dessas atividades.
- Lei que normatizou a estrutura a administrativa da Câmara.
- Lei que regulamenta a concessão de títulos de utilidade pública.
- Requerimento junto ao Poder Executivo, pela Secretaria de Infra Estrutura, a recuperação total, manutenção e distribuição de água no distrito de Lajeado.
Júlio Cesar disse que tem procurado fazer o cumprimento rigoroso da funcionalidade administrativa da câmara, exemplo disso é o pagamento em dia dos servidores, incluindo os vereadores. “Estamos procurando realizar tudo àquilo que é possível para propiciar a melhor qualidade na minha gestão”, finalizou o presidente Júlio César.


Vereador-presidente Júlio César diz que busca realiza tudo o que for possível para realizar a melhor gestão na Câmara Municipal de Ribamar Fiquene

Vereador Richard reclama do descaso do distrito industrial de Imperatriz


Imperatriz – O vereador Richard Silva utilizou nessa quarta-feira (29/05) a tribuna “Freitas Filho” para solicitar providências ao governo do Estado e ao município de Imperatriz em relação à situação do Distrito Industrial, localizado na margem da BR-010, próximo ao povoado Lagoa Verde.
Ele conclamou ao vereador Antônio Pimentel a “união de forças para viabilizar melhorias para o Distrito Industrial, afim de proporcionar a instalação de novos empreendimentos em Imperatriz”.
Richard relata que uma empresária do ramo de transportadora precisava de uma área para construção do novo empreendimento na cidade, onde chegou a convidá-la a conhecer o distrito industrial de Imperatriz.
“Essa transportadora já está instalada em nossa cidade, porém deseja ampliá-la”, disse o vereador Richard, ao lembrar da situação de abandono do distrito industrial que recebeu recentemente pavimentação asfáltica, meios-fios e iluminação pública. “Lá existem várias empresas que começam a ser instalar, mas a área está abandonada”, frisa.
O vereador entende que “é preciso zelo no distrito industrial para que possa atrair a instalação de novos empreendimentos comerciais e industriais”. “As ruas que foram pavimentadas começam a sofrer com a ação do tempo, meios-fios estão quebrando e uma via cortou por conta das chuvas”, contou.
Para ele, com esse “cartão-postal” os empresários não querem investir no setor industrial temendo que o local fique totalmente abandonado pelo poder público. “Nós queremos formar uma comissão para visitar essas pessoas responsáveis pelo setor industrial”, concluiu.

Vereador Richard Silva defende manutenção do distrito industrial de Imperatriz

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vereador Richard reclama do descaso do distrito industrial de Imperatriz


Imperatriz – O vereador Richard Silva utilizou nessa quarta-feira (29/05) a tribuna “Freitas Filho” para solicitar providências ao governo do Estado e ao município de Imperatriz em relação à situação do Distrito Industrial, localizado na margem da BR-010, próximo ao povoado Lagoa Verde.
Ele conclamou ao vereador Antônio Pimentel a “união de forças para viabilizar melhorias para o Distrito Industrial, afim de proporcionar a instalação de novos empreendimentos em Imperatriz”.
Richard relata que uma empresária do ramo de transportadora precisava de uma área para construção do novo empreendimento na cidade, onde chegou a convidá-la a conhecer o distrito industrial de Imperatriz.
“Essa transportadora já está instalada em nossa cidade, porém deseja ampliá-la”, disse o vereador Richard, ao lembrar da situação de abandono do distrito industrial que recebeu recentemente pavimentação asfáltica, meios-fios e iluminação pública. “Lá existem várias empresas que começam a ser instalar, mas a área está abandonada”, frisa.
O vereador entende que “é preciso zelo no distrito industrial para que possa atrair a instalação de novos empreendimentos comerciais e industriais”. “As ruas que foram pavimentadas começam a sofrer com a ação do tempo, meios-fios estão quebrando e uma via cortou por conta das chuvas”, contou.
Para ele, com esse “cartão-postal” os empresários não querem investir no setor industrial temendo que o local fique totalmente abandonado pelo poder público. “Nós queremos formar uma comissão para visitar essas pessoas responsáveis pelo setor industrial”, concluiu.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dr. Pádua visita lideranças políticas e comunitárias de Buriticupu


Bahia destaca atuação do deputado estadual que viabiliza ações para os municípios da região Tocantina

Buriticupu – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) visita lideranças políticas, comunitárias e correligionários na cidade de Buriticupu, a 240 km de Imperatriz, na região sudoeste do Maranhão. Ele também luta para viabilizar a regularização do sistema de abastecimento d’água na cidade, considerada uma das maiores bandeiras de luta da comunidade de Buriticupu.
“Nós viemos a convite do líder comunitário Francismar Bahia, que chegou a disputar cargo de vereador em Buriticupu, pois, assim como nós, conhece os anseios da comunidade local”, disse ele, que ressaltou a luta para viabilizar a revitalização da MA-006, rodovia que interliga a BR-222, passando pelo povoado Faisa, até a cidade de Arame.
Dr. Pádua observa que o governo do Estado trabalha para recuperá-la, pois o objetivo é oferecer melhores condições de tráfego a comunidade dessa região, facilitando o acesso à região central do Maranhão. “Vamos feito gestões para que os serviços cheguem logo a Arame e sejam completados até Grajaú”, emendou.
O líder comunitário Francismar Bahia  destacou o trabalho do deputado, que também é médico oftalmologista, conhecido por sua atuação profissional há duas décadas, sendo um dos melhores especialistas do Maranhão e do Brasil, tendo realizado mais de 100 mil cirurgias.
“Nós temos esperança que o deputado possa viabilizar recursos e projetos para sanar os problemas emergenciais que afetam a qualidade de vida da população seja nos bairros, povoados ou assentamentos de Buriticupu”, frisou ele, reconhece a dificuldade encontrada pela gestão atual do prefeito Zé Gomes.

Em Buriticupu, o deputado Dr. Pádua visitou lideranças comunitárias e políticas

Presidente da Câmara de Ribamar Fiquene faz balanço de cinco meses de mandato

Ribamar Fiquene  - O presidente da Câmara Municipal de Ribamar Fiquene, Júlio Cesar da Silva Oliveira (PDT), apresentou essa semana um balanço desses primeiros meses de trabalho na Casa de Leis. Para ele, o período é de mudanças e de grandes realizações. “Tenho procurado incrementar o método de atuação do Poder legislativo, de modo que as ações sejam direcionadas e dê prioridade ao bem estar do cidadão, gerando a ele melhor qualidade de vida”, disse.
Júlio Cesar disse ainda que o Poder Legislativo ganhou um formato mais moderno, recuperou sua credibilidade e se aproximou mais da sociedade.“O cidadão fiquenense tem participado com afinco das sessões da Câmara e tem cobrado quando necessário e aplaudido quando precisa também. A democracia e a transparência tem reinado nessa Casa”, enfatiza Júlio Cesar.
Diversas ações comprovam o que diz o presidente. “Desde a primeira sessão que temos procurado atuar com relevância, visando em primeiro lugar, tomar decisões que tragam benefícios expressivos para o município de Ribamar Fiquene”. Segue Júlio Cesar, “Intensificamos a cobranças para que melhorasse o serviço público de saúde, reativamos alguns programas sociais, atuamos com firmeza também na educação infantil e fundamental, deliberamos ações para que fosse feito a recuperação de estradas vicinais e pontes na zona rural e também recuperação e pavimentação nas vias urbanas na sede e nos povoados de Arraias e Lajeadoetc.”
Geralmente o desempenho do chefe do parlamentar municipal é muito observado, principalmente pelos colegas de legislatura, e se o desempenho torna-se fraco ele tem poucas chances de permanecer no cargo; seu trabalho tem que ser pautado na seriedade e comprometimento público.
Tenho consciência disso, por isso que quero fazer desse mandato um exemplo para os colegas”, diz o presidente Júlio Cesar que também citou a aprovação de Projetos de Leis de grande relevância para a administração pública, como o que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional no orçamento, neste exercício financeiro atual, de mais de R$ 500 mil e que vai beneficiar e ajudar manter o ensino infantil no município de Ribamar Fiquene.
 Julio Cesar citou ainda alguns Projetos de Lei e suma importância, os quais são:
- Projeto que dispões sobre a municipalização da estrada do assentamento Boa União, numa extensão de 12 km, interligando com a BR 010 em dois acessos.
- Projeto da Câmara que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aqüicultura Familiar, que fomentará o fortalecimento das atividades na agricultura e na piscicultura, viabilizando a aquisição de maquinários para atender os trabalhadores dessas atividades.
- Lei que normatizou a estrutura a administrativa da Câmara.
- Lei que regulamenta a concessão de títulos de utilidade pública.
- Requerimento junto ao Poder Executivo, pela Secretaria de Infra Estrutura, a recuperação total, manutenção e distribuição de água no distrito de Lajeado.
Júlio Cesar disse que tem procurado fazer o cumprimento rigoroso da funcionalidade administrativa da câmara, exemplo disso é o pagamento em dia dos servidores, incluindo os vereadores. “Estamos procurando realizar tudo àquilo que é possível para propiciar a melhor qualidade na minha gestão”, finalizou o presidente Júlio César.


Vereador Filho Dentista diz que secretária de Saúde abandonou distrito de Bananal



O problema não é de hoje e trás insatisfação geral

Governador Edison Lobão -
Em situação é desesperadora que se encontra a comunidade de Bananal, no município de Governador Edson Lobão. A denúncia é do vereador Antônio Mesquita Carvalho Filho, mais conhecido como Filho Dentista (PSDC).
Segundo o denunciante, no posto de saúde daquela localidade falta desde um simples esparadrapo até ambulância. “Fiz uma visita até aquela unidade de saúde e pude realmente constatar que falta muita coisa por lá; solicitei ao prefeito que determinasse a sua secretária de saúde que fizesse um acompanhamento emergencial no posto visando resolver os problemas que ali foram constatados, pois não é possível o povo viver nesse drama”, disse.
 “A secretária de Saúde parece que deu as costas para o distrito de Bananal, pois, se não fosse alguns táxis que circulam pela cidade muita tragédia poderia acontecer, visto que eles são quem tem levado os pacientes em piores condições para serem atendidos na cidade de Imperatriz; mas isso tem custo. E são caros, os valores variam, de R$ 50 a R$ 80. Às vezes eu estou por perto e auxilio às vezes os moradores contam com a solidariedade dos vizinhos também. É triste uma situação dessas”, lamenta.
 O vereador disse ainda que esse problema começou desde o início da atual administração do executivo. Falou também que ele colocou um carro à disposição da população, mas esse carro não durou dez dias, semelhante à situação dos medicamentos que chegam ao posto de Bananal, mas que não duram dez dias e aí o resto do mês o povo fica sem receber o que lhe é devido na área da saúde.

“Eu acredito que até tem verba para a saúde do município, porém, o problema está na incompetência de seu secretariado, se o prefeito colocar pessoas competentes para ajudá-lo a coisa vai funcionar. É só uma questão de diálogo”, finaliza Filho Dentista.

Bahia destaca atuação do deputado estadual que viabiliza ações para os municípios da região Tocantina


Buriticupu – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) visita lideranças políticas, comunitárias e correligionários na cidade de Buriticupu, a 240 km de Imperatriz, na região sudoeste do Maranhão. Ele também luta para viabilizar a regularização do sistema de abastecimento d’água na cidade, considerada uma das maiores bandeiras de luta da comunidade de Buriticupu.
“Nós viemos a convite do líder comunitário Francismar Bahia, que chegou a disputar cargo de vereador em Buriticupu, pois, assim como nós, conhece os anseios da comunidade local”, disse ele, que ressaltou a luta para viabilizar a revitalização da MA-006, rodovia que interliga a BR-222, passando pelo povoado Faisa, até a cidade de Arame.
Dr. Pádua observa que o governo do Estado trabalha para recuperá-la, pois o objetivo é oferecer melhores condições de tráfego a comunidade dessa região, facilitando o acesso à região central do Maranhão. “Vamos feito gestões para que os serviços cheguem logo a Arame e sejam completados até Grajaú”, emendou.
O líder comunitário Francismar Bahia  destacou o trabalho do deputado, que também é médico oftalmologista, conhecido por sua atuação profissional há duas décadas, sendo um dos melhores especialistas do Maranhão e do Brasil, tendo realizado mais de 100 mil cirurgias.
“Nós temos esperança que o deputado possa viabilizar recursos e projetos para sanar os problemas emergenciais que afetam a qualidade de vida da população seja nos bairros, povoados ou assentamentos de Buriticupu”, frisou ele, reconhece a dificuldade encontrada pela gestão atual do prefeito Zé Gomes.

Em Buriticupu, o deputado Dr. Pádua visitou lideranças comunitárias e políticas

Agente penitenciário faz ameaças de morte a castanheiros de Davinópolis


O “castanheiro” Nascimento Gomes registrou Boletim de Ocorrência, comunicou o caso à diretora do presídio e solicitou apoio à Câmara de Vereadores

Davinópolis – Os assadores de Castanha de Caju que exercem há duas décadas a atividade próxima à unidade prisional de ressocialização de Davinópolis denunciam que estão impedidos de trabalhar por conta da ameaça de morte feita por um agente penitenciário conhecido por Cleber.
Um grupo de castanheiros denunciou o caso nessa terça-feira (28) à Câmara Municipal de Davinópolis. Os assadores de castanha também solicitaram a intervenção do prefeito Ivanildo Paiva que solicitou providências à diretora da unidade prisional Cleonice de Sousa Ferreira.
O vereador Orlando Cunha da Silva, o Silas, considera grave a ameaça de morte feita pelo agente penitenciário aos castanheiros que trabalham próximo ao presídio, principalmente ao trabalhador Nascimento Pereira Gomes que chegou a registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de Davinópolis.
“Decidimos, após ouvir os relatos dos trabalhadores, formar uma comissão de vereadores para solicitar nessa quarta-feira (29) providências à diretora do presídio Cleonice Ferreira”, disse ele, que repudiou a ameaça feita aos trabalhadores que lutam pela sobrevivência assando castanhas de Caju.
O vereador Josivan Sousa dos Santos, que na época se manifestou contrário à construção do presídio, lembra que esse problema chegou ser debatido com os representantes do Judiciário e do governo do Estado. “Nós defendemos que o governo estadual, em parceria com o município, viabilize uma doação de uma área para os assadores de castanhas”, propôs.
Ziva, como é mais conhecido, alerta que o impasse entre os agentes penitenciários e castanheiros pode se transformar em “linha de guerra” devido à proximidade da atividade de ambos em Davinópolis. “Essa nova área também precisa ser afastada das residências, pois sabemos que a fumaça da castanha de Caju causa doenças, inclusive para os manipuladores”, lembra.
A diretora da unidade prisional Cleonice de Sousa Ferreira, que após a sessão ordinária conversou com os vereadores, disse que recebeu ligação do prefeito Ivanildo Paiva solicita providências para que o conflito fosse revolvido. “Garanti que o caso seria resolvido, mas pra minha surpresa o agente Cleber teria ido novamente até aos castanheiros e, segundo o senhor Nascimento, teria feito ameaças de morte”, conta.
Ela lamentou pelo ocorrido e disse que não compactua com esse tipo de comportamento do agente penitenciário, onde encaminhou documento ao órgão superior em São Luís. “Os presos que ficam próximo ao muro reclamam da fumaça, mas isso acontecendo somente quando o vento trás essa fumaça para dentro do presídio”, diz.
Cleonice Ferreira afirma ainda que “em nenhum momento não autorizou, nem tampouco incentivou algum servidor a fazer ameaças aos castanheiros que trabalham próximo a unidade de ressocialização de Davinópolis”. “Falei com o secretário-adjunto da Sejap, Fredson Maciel, onde relatei os fatos o agente penitenciário Cleber será encaminhado para São Luís”, concluiu.
O castanheiro Nascimento Gomes, ao lado de outros trabalhadores e do vereador Silas, exibe Boletim de Ocorrência o qual o agente penitenciário Cleber teria lhe feito ameaças de morte, em Davinópolis

terça-feira, 28 de maio de 2013

Senador João Alberto visita Estreito



O senador João Alberto (PMDB), em visita a região Tocantina, esteve sábado (25) em Estreito, visitando as obras recém inauguradas pelo prefeito Cicero Neco “Cicin” (PMDB). Passeando pelas ruas da cidade, fez questão de cumprimentar populares e a todos perguntava a nota que cada cidadão dava a administração de Cicin. Entusiasmado com as respostas de satisfação das pessoas, em entrevista declarou que “valeu a pena ter subido no palanque e acreditar na capacidade administrativa desse pequeno grande homem, que é o Cicin”.
Durante a visita de João Alberto a cidade, o prefeito Cícero Neco reforçou  ao senador o pedido de mais segurança para o município de Estreito, em nome do governo do Estado.
O senador visitou as obras acompanhado pelo prefeito, os secretários de Administração, Cássio Batista, de Esporte, Neto da Sotel e da vereadora Delfina e a diretora do SINE/ Estreito, Clenna Rejane Pereira.






Câmara aprova criação do Diário Oficial Eletrônico de Davinópolis


O Projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo Municipal

Davinópolis - A Câmara Municipal de Davinópolis aprovou Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Diário Oficial Eletrônico do Município de Davinópolis (DOEMD).
De acordo com a Lei, sancionada pelo prefeito Ivanildo Paiva Barbosa (PRB), a produção do Diário Oficial do Município será efetuada pelo Poder Executivo e conterá publicações de seus atos oficiais por meio eletrônico, de acordo com a regulamentação.
Além disso, a publicação do Diário Oficial do Municipal será feita em peça única, contendo os atos oficiais do Poder Executivo, cuja arte gráfica final será composta pelo Poder Executivo. O formato, as características de impressão e sequência de ordem do Diário Oficial, dentre outros aspectos, serão definidos mediante decreto.
O prefeito Ivanildo Paiva explica ainda que “a impressão do Diário Oficial do Município poderá ser feita diretamente por qualquer cidadão que tenha acesso a rede mundial de computadores no portal www.pmdavinopolis.domeletronico.com.br”.
Características – O Diário Oficial do Município terá como características: publicações editadas diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da necessidade de publicação de matérias; numeração sequencial e ininterrupta, forma eletrônica e disponível para impressão, bem como será disponibilizado diariamente e de forma gratuita.
“O diário será disponibilizado a quaisquer cidadão na sede da Prefeitura de Davinópolis, às secretarias municipais, aos órgãos estaduais e federais sediados em Davinópolis”, finalizou.

Vereadores aprovaram a criação do Diário Oficial Eletrônico de Davinópolis

Léo Cunha luta para viabilizar instalação de polo coreiro em Governador Edison Lobão



Na última quarta-feira (22) a Assembleia Legislativa aprovou uma indicação do deputado Léo Cunha (PSC) que oficializará o governo do Estado para que autorize a realização de estudos de viabilidade para a implantação do polo coreiro no município de Governador Edison Lobão.
A solicitação do parlamentar tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de economia de toda a região do sul maranhense, através dos investimentos a serem feitos para que o couro seja produzido de forma eficiente para atender ás exigências do mercado.
Durante a passagem da governadora Roseana Sarney pela cidade, no ultimo dia 17, o deputado já havia antecipado a solicitação a ela, e retornando a São Luis, tornou o pedido oficial por meio de sua indicação.
“O setor do couro é hoje responsável por grande parte dos produtos comercializados para o exterior, e, portanto, é um potencial gerador de emprego e renda para o país, e com a implantação desse pólo aqui em Governador Edison Lobão, a economia dessa região dará um grande salto,” afirmou. O Brasil é o segundo país na exportação do produto.
O couro é abundante no sul maranhense, devido a pecuária de corte ser uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na região, onde estão instalados vários curtumes, que trabalham no processamento do produto.
Para o deputado a realização dos estudos solicitados irá atestar a viabilidade de implantação do polo industrial, proporcionando a instalação de diversas indústrias de fabricação de sapatos, botas, cintos, roupas e bolsas e vários outros produtos que tem o couro como matéria prima. No sul maranhense já existem, inclusive, algumas pequenas fabricas desses produtos.
Na região já existem indústrias de diversos segmentos instaladas, a exemplo da fábrica de papel da Suzano, da Maity; empresa do ramo de bioenergia e outras do setor de siderurgia. O que demonstra que a região conta com as características necessárias para avançar ainda mais no segmento industrial.
“Irei acompanhar o andamento dessa minha solicitação, pois acredito no interesse da governadora em fazer esse investimento que além de ser viável irá impulsionar o desenvolvimento dessa região,” ressaltou.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO COURO
O couro chega cru ao curtume, onde passa por vários processos de preparação, para que possa ser utilizado pela indústria e também para o mercado atacado.
Os processos de preparação incluem: o remolho, o caleiro, o descarne, a descalcinação ou purga, o píquel ou curtimento, o deságüe, a divisão, a classificação e a medição.
Até que seja utilizado como produto final, o couro recebe várias denominações, entre as quais: o wet-blue, que é o couro curtido com sais de cromo, permanecendo úmido (mais de 60°/°). Nesse estágio, ele é comumente estocado pelas industrias de calçados, com a finalidade de agilizar a produção do couro acabado. A partir daí, o couro é transformado no semi-cromo, podendo receber todo tipo de acabamento.  

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dr. Pádua defende construção de novo hospital regional Materno Infantil



Ele justifica que a nova unidade deverá desafogar o atendimento no HRMI, em Imperatriz

Imperatriz - O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) anunciou que vai protocolar na próxima semana indicação na Mesa Diretora que solicita à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, a construção de um novo Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão.
Ele justifica que, embora o governo estadual tenha realizado investimentos nestes últimos anos, é grande a demanda no único hospital materno infantil da região Tocantina, sendo necessária a urgente construção de uma segunda maternidade pública em Imperatriz.
“Esse hospital (o HRMI) é considerado ‘Amigo da Criança’, referência em atendimento de qualidade, inclusive dispõe de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém recebe uma grande demanda de pacientes oriundos de vários municípios das regiões sudoeste do Maranhão, do norte do Tocantins e até do sul do Pará”, assinala.
Dr. Pádua pretende sensibilizar a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad para que viabilizem, em parceria com o Ministério da Saúde, recursos para construção de uma segunda maternidade em Imperatriz. “É necessário dobrar a capacidade de atendimento nessa área, pois entendemos que após a inauguração dos novos hospitais – Davinópolis, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso e de Senador La Rocque – deverá desafogar o hospital regional”, diz ele.
O parlamentar lembra ainda que o governo estadual iniciou a construção de um hospital de 100 leitos, localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana, previsto para ser inaugurado até o final do próximo ano, onde deverá desafogar o atendimento no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. “A cidade já dispõe de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ali na Avenida Bernardo Sayão, do governo do Estado, que ajuda nesse atendimento a saúde pública, onde em breve deverá ser inaugurada a segunda UPA, no bairro São José”, finalizou.
Legenda:
Dr. Pádua solicita novo Hospital Regional Materno Infantil para Imperatriz

Deputado Léo Cunha presta homenagem à organização do 11º Salão do Livro de Imperatriz



Em reconhecimento ao grande sucesso da 11ª edição do Salão do Livro de Imperatriz, o Salimp, o deputado Léo Cunha (PSC), solicitou, através de um requerimento, na última quarta-feira (22), que a Assembleia Legislativa do Maranhão envie uma mensagem de congratulações e aplausos à Academia Imperatrizense de Letras, responsável pela organização do evento.
O parlamentar prestigiou a feira, e parabenizou pessoalmente aos organizadores, pela grandeza do evento. “A organização do Salimp está de parabéns e tenho certeza que a cada ano, esse evento, só tem a crescer e contribuir com a cultura do nosso estado”, disse. 
O Salimp é uma feira anual que acontece desde o ano de 2003, e é considerado atualmente, o maior evento literário do estado. Esse ano a feira aconteceu no período de 10 e 19 desse mês, reunindo um total de 70 expositores de diversos lugares do Brasil, no Centro de Convenções da cidade.
Segundo a organização, o grande objetivo é promover o incentivo à leitura, mas também ser um espaço aberto para os escritores e palestrantes de Imperatriz e região. Ao todo são expostos 35 mil títulos, sendo cerca de 350 editoras representadas através de seus livreiros e distribuidoras.
Estima-se que nesse ano, pelo menos 115 mil pessoas, tenham prestigiado o evento.  No ano passado, o púbico foi de cerca de 110 mil visitantes. Um número que faz do evento, o segundo que mais atrai pessoas para a cidade, perdendo apenas para a tradicional feira de agropecuária, Expoimp.
“É um grande evento que atrai, para Imperatriz, pessoas de várias cidades, inclusive de outros estados. Por isso essa iniciativa, que além de proporcionar esse contato tão próximo com o mundo da leitura, e também de servir de incentivo ao turismo, merece todas as nossas homenagens,” destacou Léo Cunha. 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vereadora solicita implantação de tratamento antitabagismo


Imperatriz – A vereadora Terezinha de Oliveira Santos (PSDB), a Terezinha Soares, solicitou nessa quarta-feira (22/05) à secretária Municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira, a implantação de tratamento antitabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Imperatriz.
Ela justifica que o tratamento deve observar a portaria n° 571 [05 de abril de 2013, do Ministério da Saúde] que disciplina diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A parlamentar observa que constituem-se diretrizes para o cuidado às pessoas tabagistas o apoio terapêutico adequado, identificação e acolhimento às pessoas tabagistas e o reconhecimento do tabagismo como fator de risco para diversas doenças crônicas.
Além disso, é necessário estabelecer estratégias para apoio ao cuidado das pessoas tabagistas, de maneira a garantir sua autonomia e a corresponsabilização dos atores envolvidos, com participação da família e da comunidade e, ainda, a formação profissional e educação permanente dos profissionais de saúde para prevenção do tabagismo, identificação e tratamento das pessoas tabagistas.
“Nós queremos sensibilizar a secretária para que o município implante esse tratamento antitabagismo na rede pública de Imperatriz, pois consideramos de suma importância esse programa proposto pelo Ministério da Saúde”, concluiu. (Da Assessoria)

Foto: Fábio Barbosa/Ascom
Vereadora Terezinha Soares defende implantação do programa de antitabagismo na rede municipal de saúde em Imperatriz

Deputado Léo acompanha ações do governo itinerante em São Francisco do Brejão



O deputado Léo Cunha (PSC) foi recebido em São Francisco do Brejão, na última sexta-feira (17), pelo prefeito Magnaldo Fernandes (PSDB), onde acompanhou a governadora Roseana Sarney (PMDB), em mais uma das etapas de ações do governo itinerante, no sul do Maranhão.
Na cidade o deputado aproveitou para ressaltar as ações que o governo do Estado vem desenvolvendo na região, e ainda engrandeceu o trabalho que o atual prefeito está realizado na cidade.
“O prefeito Magnaldo vem fazendo um bom trabalho, e assim dando continuidade ao trabalho feito pelo ex-prefeito Franciscano, que foi grande gestor para esse município,” afirmou. Franciscano foi prefeito da cidade por dois mandatos, no período de 2001 a 2008.
Léo Cunha também ratificou seu compromisso em ajudar no desenvolvimento do município, buscando junto ao governo do Estado, os recursos necessários para a execução de obras.
“Estou comprometido com a população em lutar para trazer os recursos que serão investidos em obras nessa cidade, podem contar comigo!” garantiu.
Na oportunidade, o deputado e o prefeito Magnaldo entregaram nas mãos da governadora um documento solicitando a execução da reforma da Escola Estadual Tobias Barreto. O pedido reforça o que já havia sido feito por ele em abril de 2011, quando, atendendo a várias reivindicações feitas por alunos, que reclamavam das condições precárias do colégio, fez a indicação da obra.
Ao receber a solicitação a governadora se comprometeu viabilizar uma solução, o mais rápido possível, para a situação ali apresentada.
“Tenho certeza de que essa obra será executada e que esses jovens poderão contar com uma escola que lhes ofereça o conforto e a segurança necessária para que possam estudar com dignidade,” disse Léo Cunha.
Ainda na sexta-feira, o deputado visitou duas lideranças políticas da cidade: Sônia e Adão Carneiro.  
AÇÕES DO GOVERNO ITINERANTE
Durante a visita da governadora à cidade, o deputado acompanhou todas as ações ali desenvolvidas, como parte do governo itinerante no Sul do estado. Entre os serviços que foram oferecidos à população estão: emissão de documentos, vacinação, mutirão de cirurgias de catarata e glaucoma, exames preventivos ás mulheres, controle de hipertensão e diabetes, além de consultas e exames laboratoriais.
As ações oferecidas atenderam a um grande numero de pessoas. Até as 15hs da sexta-feira foram totalizados a realização de 145 consultas clinicas, 135 consultas pediátricas, 98 consultas ginecológicas, 187 consultas oftalmológicas e 200 exames laboratoriais. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Assembleia Legislativa aprova proposições de Léo Cunha para execução de obras em Buritirana



A Assembleia Legislativa aprovou proposições do deputado Léo Cunha (PSC), para que o governo do Estado, através de recursos da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), autorize a execução de obras na cidade de Buritirana.
No total foram três indicações feitas pelo parlamentar. Na primeira delas ele solicita que seja firmado convenio na ordem de R$300mil, para serem investidos na construção de uma praça publica na sede do município.
O objetivo desse pedido é, segundo o deputado, proporcionar um espaço onde a população possa se reunir, desfrutando de momentos de integração.
Léo Cunha também solicitou a perfuração de dois poços artesianos. Com a implantação de sistema de abastecimento, será possível disponibilizar água de qualidade para o consumo, evitando que várias doenças sejam contraídas, principalmente, pelas crianças. O valor a ser liberado para a execução dessa obra é de R$ 300mil.
Várias são as doenças que podem ser adquiridas pelo consumo de água sem o tratamento adequado, entre elas a diarreia infecciosa, hepatite, cólera e esquistossomose. Todas podem ser fatais, levando a pessoa à morte. Daí a grande importância em garantir o acesso da população à água tratada.
E para melhorar o trafego, evitando a ocorrência de acidentes na sede da cidade, o deputado propôs que sejam investidos R$600mil, na construção de 2,5 km de vias laterais, em bloquetes. Tornando o transito bem mais fácil, tanto para motoristas, pedestres e ciclistas. A obra também irá beneficiar a vida das pessoas que residem às margens dessas vias, que contarão com mais segurança.
As indicações refletem o compromisso que o deputado tem com a cidade de Buritirana, em ajudar o prefeito Vagtônio Brandão (PR), de buscar junto ao governo do Estado, os recursos para serem investidos em obras que melhorem a vida da população.
“Estou comprometido com a população de Buritirana em solicitar, e, além disso, de acompanhar e cobrar para que essas obras sejam realizadas,” afirmou o deputado.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vereador solicita cumprimento da escala Plantão de Farmácia




Raimundo Roma diz que a maioria dos estabelecimentos não
está cumprindo o plantão estipulado pela Semus

Imperatriz – O vereador Raimundo Roma (PSL) observou que a maioria dos estabelecimentos farmacêuticos não está cumprindo o cronograma do Plantão de Farmácia divulgado pela Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Imperatriz. “Nós recebemos da comunidade essa reclamação, e verificamos in loco esse problema que prejudica dezenas de consumidores”, disse.
Ele comentou que conversou com alguns empresários do ramo que justificaram não compensar a abertura da farmácia durante a madrugada em razão do pequeno volume de vendas. “Esse é um gesto que a farmácia faz somente uma vez por mês para atender a população”, frisa.
Em aparte, o vereador José Rodrigues da Silva (PTB), o Zé da Farmácia, entende a fiscalização para o cumprimento do Plantão de Farmácia é de responsabilidade do município de Imperatriz. “O plantão lá em nosso estabelecimento é todo dia seis de cada mês, mas a verdade é que grande parte não está cumprindo”, disse.
O parlamentar assinalou que a maioria dos estabelecimentos de farmácia cumpre o chamado “Plantão de Farmácia”, porém entende que é necessária haver fiscalização para que não haja falha durante a escala. Ele lembra que durante o plantão ficam pelo menos três farmácias em regime de plantão 24 horas.  “Nem que seja para vender um preservativo ou picolé, mas é necessário cumprir a escala do plantão de farmácias”, reforçou.
O vereador Antônio Silva Pimentel (DEM), o Pimentel, também denunciou que alguns estabelecimentos não estejam cumprindo a escala do “Plantão de Farmácia”, principalmente nos bairros de Imperatriz. “Me desloquei até o hospital Socorrão para me informar sobre a lista do plantão de farmácias, mas não tinha. Esse é um problema que precisa ser corrigido”, concluiu. [Da Assessoria]
Vereador Raimundo Roma defende cumprimento da escala do “Plantão de Farmácia”, em Imperatriz

José Antonio Heluy visita SINE Estreito






O secretário de estado do Trabalho, José Antonio Heluy, visitou a nova sede do SINE em Estreito, na última quinta-feira. Ele esteve acompanhado pelo prefeito da cidade, Cicero Neco “Cicin” e pelo gerente da Caixa Econômica Federal, agencia Estreito, Willekns Farias, da diretora da agencia do SINE, Clenna Rejane Pereira, vereadores e secretários. A população do município de Estreito recebeu, no sábado (12), a Agência do Trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MA), por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Ministério do Trabalho e Emprego e a prefeitura municipal. A entrega da agência ocorreu no dia em que foi comemorado o aniversário de 31 anos de fundação da cidade. A Agência do Sine-MA já existia no município, mas mudou de endereço e passou a ocupar um prédio mais amplo, dando oportunidade de fortalecer o leque de serviços públicos oferecidos na cidade, entre eles, a emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), o que facilita a vida de quem mora em Estreito - antes, era preciso deslocar-se até Imperatriz para tirar o documento. Além da oferta de todos os serviços do Sine - intermediação para o emprego, captação de vagas, etc - a nova agência também conta com uma tele-sala do Centro Tecnológico do Maranhão (Cetecma), onde serão oferecidos cursos de qualificação do Maranhão Profissional. A primeira turma de Estreito deve ser iniciada no mês de junho. A prefeitura de Estreito também integrou aos serviços do Sine-MA, o Departamento Municipal de Identificação Civil, que vai emitir a carteira de identidade e carteira de Reservista. “A Agência do Sine em Estreito passa a ser a Casa do Trabalhador, onde o cidadão poderá contar com um atendimento completo e uma equipe qualificada para movimentar o mercado de trabalho na cidade”, ressaltou o secretário de Estado do Trabalho, José Antônio Heluy. O secretário lembrou que esta foi a terceira Agência de Trabalho do Sine-MA a ser inaugurada nas últimas três semanas e ressaltou que o acompanhamento dos trabalhos nas agências dos municípios do interior será fortalecido. “O Maranhão passa por um momento de confiança do mercado, onde várias empresas querem se instalar, querem investir. O governo do Estado investe no trabalhador maranhense, aumentado também os recursos em qualificação e apostando na educação profissional”, destacou Heluy. (Divulgação/Setres)