segunda-feira, 30 de julho de 2012

MPF denuncia major da reserva por sequestro e morte no Araguaia



O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça o major da reserva Lício Augusto Maciel pelo sequestro do militante do PCdoB Divino Ferreira de Souza, o Nunes, capturado ilegalmente pelo Exército em 1973 e desaparecido desde então.                                  

                            

Também conhecido como Doutor Asdrúbal, o militar participou, há 40 anos, da Operação Marajoara, que pôs fim à Guerrilha do Araguaia, a maior ação de resistência armada à ditadura militar brasileira. Assassino confesso de pelo menos quatro guerrilheiros, Lício Maciel permanece impune.

A denúncia do MPF segue determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos que, em sentença de 2010, condenou o Brasil a apurar os crimes de lesa-humanidade ocorridos durante a guerrilha. Como a interpretação que o Supremo Tribunal Federal (STF) faz da Lei da Anistia, de 1979, impede que militares sejam punidos por crimes como assassinato e tortura, o MPF enquadrou o Doutor Asdrúbal pelo sequestro de Divino, considerado imprescritível.

Divino foi emboscado no dia 14 de outubro de 1973, na região do município de São Domingos do Araguaia (PA). De acordo com o MPF, ele e os companheiros André Grabois, o Zé Carlos, João Gualberto Calatroni, o Zebão, e Antônio Alfredo de Lima, o Alfredo, foram cercados quando abatiam porcos e não tinham nenhuma chance de reagir. Grabois, Calatroni e Lima foram executados na hora e Divino, sequestrado e levado com vida para a base militar da Casa Azul, em Marabá. Apesar de ferido, foi interrogado e submetido a grave sofrimento físico. Nunca mais foi visto.

Dez dias depois, Lício Maciel seria responsável pela morte da guerrilheira Lúcia Maria de Souza, a Sônia, executada imediatamente após reagir ao ataque dos militares e ferir o major no braço e no rosto. Bem antes, já havia se notabilizado pela prisão do também guerrilheiro José Genoíno, que viria a se tornar presidente do PT.

O ódio do militar pela esquerda é tamanho que, em 2005, chegou a insinuar que Genoíno foi o verdadeiro responsável pelas mortes dos companheiros, já que, quando preso, delatou como funcionavam as bases da guerrilha, mesmo sem sofrer tortura ou ameaça. “Genoino, olhe no meu olho, você está me vendo. Eu prendi você na mata e não toquei num fio de cabelo seu. Não lhe demos uma facãozada, não lhe demos uma bolacha - coisa de que me arrependo hoje”, disse ele, em discurso proferido na Câmara dos Deputados, durante sessão solene em homenagem aos militares que atuaram no Araguaia.

Tratado como um verdadeiro herói de guerra por outros militares de ultradireita, Maciel sempre se gabou de sua participação na guerrilha. “Tenho imenso orgulho de ter participado dessa luta, por ter agido positivamente para evitar que os guerrilheiros do PCdoB implantassem no país um regime comunista igual ao de Cuba, com paredão e tudo”, declarou ele, no mesmo discurso de 2005.

Em 2010, voltou a confirmar os assassinatos e prisões em depoimento à Justiça. Entretanto, disse que os guerrilheiros foram mortos em combate e se eximiu da culpa pelo desaparecimento de Divino que, segundo ele, foi devidamente entregue à base militar. Pelo menos duas testemunhas rechaçam a tese: o militar José Vargas Jimenez, que escreveu um livro sobre a repressão à guerrilha e depois confirmou as informações em depoimento oficial às autoridades brasileiras, e Manoel Leal Lima, o Vanu, que servia de guia para o grupo de militares durante a emboscada. Ambos ressaltam que os militares armaram uma emboscada para os militantes. E, ainda, que Divino foi submetido à grande tortura.

“Nessa etapa houve o deliberado e definitivo abandono do sistema normativo vigente, pois decidiu-se claramente pela adoção sistemática de medidas ilegais e violentas, promovendo-se então o sequestro ou a execução sumária dos militantes. Não há notícias de sequer um militante que, privado da liberdade pelas Forças Armadas durante a Operação Marajoara, tenha sido encontrado livre posteriormente”, esclarece a denúncia do MPF.

Memória


Divino nasceu em Goiânia, em 1942, e, em 1961, se tornou membro da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Em 1966, deixou o país, retornando um ano depois para viver na clandestinidade, na região do Brejo Grande, próximo ao Rio Araguaia. Foi nesta época que, atuando como agricultor e comerciante, passou a ser conhecido como Nunes.

Sua irmã, Terezinha Souza Amorim, afirma que a família jamais deixou de buscar a verdade sobre o que aconteceu, sem sucesso. “Em 2004, minha mãe faleceu sem ter obtido informações do Estado brasileiro sobre o que aconteceu com o Divino, após lutar até o fim da vida para o encontrar. Hoje, a minha luta e de outros familiares de mortos e desaparecidos é para que a sociedade conheça a verdadeira história, para que o estado nos esclareça o que aconteceu com nossos entes queridos e para que os responsáveis por todos esses anos de angústia e desespero sejam responsabilizados”, esclarece.

Justiça

Lício Maciel é o terceiro militar denunciado por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a ditadura. O primeiro foi justamente o seu parceiro de combate à guerrilha do Araguaia, Sebastião Curió Rodrigues, o Major Curió. A ação foi recusada pela primeira instância, mas o MPF recorreu e aguarda decisão. O segundo é o ex-diretor do DOI/CODI, coronel Brilhante Ustra.

A denúncia contra Lício Maciel foi distribuída para a 2ª Vara Federal do Pará e, desde 19 de julho, aguarda decisão da juíza Nair Pimenta de Castro.


Fonte: Carta Maior

Plano de Marketing quer alavancar turismo na região da Usina de Estreito

O representante da Public, Malan Dias, durante a palestra de Atendimento e Hospitalidade no turismo
Assim como em todos os municípios onde foram realizadas as palestras, o público em Palmeirante compareceu em massa
O palestrante da Unitins ministrando sobre o destino correto que deve ser dado aos Resíduos Sólidos


O CESTE apresentou aos gestores dos 12 municípios localizados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), o Plano de Marketing de Turismo Regional. A finalidade do plano é implementar um conjunto de ações de comunicação para divulgar o potencial turístico dos municípios abrangidos pelo empreendimento. A ação se estendeu até as comunidades com a realização de palestras sobre como atrair o turista de grande potencial. Temas como “Atendimento e Hospitalidade no Turismo” e “Resíduos Sólidos e o Turismo”, ministrados por representantes da Public e Unitins, empresas contratadas pelo CESTE, foram destaques nessa rodada.
O Plano tem como foco principal divulgar o potencial turístico da área de abrangência da Usina de Estreito de modo a contribuir para o desenvolvimento local e regional. Desde 2008 o Consórcio vem realizando estudos e pesquisas na região com o objetivo de conhecer o perfil do turista e de identificar seus atrativos turísticos.
Outra ação prevista é a revisão do Inventário da Oferta Turística, para identificação e registro dos atrativos turísticos municipais. Esse inventário consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo, um importante instrumento para promoção da atividade nos municípios.

Plano de mídia
Para divulgar o potencial turístico dos 12 municípios envolvidos, o CESTE desenvolveu um plano de mídia com uma série de peças de comunicação: portal na internet, e-mail marketing, calendário de eventos culturais e religiosos, display para depósito de peças de comunicação, guia turístico da área de abrangência da Usina, banners, cartão postal e livro passatempo. Também serão instaladas placas indicativas dos principais pontos turísticos da região.

sábado, 28 de julho de 2012

Moradores comemoram recuperação de ruas



Imperatriz – Os serviços de abertura, recuperação, colocação de bueiros e piçarramento de ruas no grande Vila Nova, obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), tem sido comemorado pelos moradores que há décadas convivam com vias tomadas pelo matagal, poeira e lama.
“Quando iniciaram os serviços de abertura da rua, retirando todo matagal para recuperá-la nem acreditei, pois esperamos por esse benefício por mais de dez anos”, contou a cabeleireira Rosimar Lopes que assinala que a obra viabilizará o acesso de viaturas da Polícia Militar; ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos caminhões da limpeza pública.
O secretário Roberto Vasconcelos Alencar (Infraestrutura) explica que os serviços estão em ritmo acelerados e preveem a recuperação de todas as ruas do grande Vila Nova, oferecendo não apenas condições de acesso, mas melhorando a qualidade de vida dos moradores que antes estavam isolados pelo matagal e a lama.
“Nós temos desde o começo do segundo semestre desse ano empreendido esforços para recuperar essas ruas que estavam intransitáveis”, disse ele, que também adiantou que está sendo feito o serviço de recuperação (terraplanagem) de um trecho da rua Bandeirantes que será pavimentado, interligando-o a rua “P”, que vai permitir o acesso de veículos.
Roberto Alencar diz que esse tem sido um apelo da comunidade e dos motoristas que utilizam a rua Bandeirantes, pois o asfaltamento desse trecho contribuirá para desafogar o trânsito nas ruas Euclides da Cunha e na Dom Marcelino que foi totalmente revitalizada pela prefeitura municipal em parceria com o governo estadual.

No bairro Vila Nova, a Prefeitura executa os serviços de abertura, recuperação e piçarramento de ruas; trecho da rua Bandeirantes também será asfaltado

Comitê da coligação “Forte é o Povo” será inaugurado dia 1º


O candidato a prefeito Chico Soares diz que evento acontecerá, às 9h, em
frente à Praça Valdemar da Mota e Silva, no Centro
                                                          
João Lisboa – O candidato a prefeito Francisco Soares (PRP), o Chico Soares, da coligação “Forte é o Povo”, formada pelos partidos PSB, PRP e PCdoB intensifica visita a eleitores dos bairros e povoados de João Lisboa. “Nós temos ainda realizado reuniões para discutir os problemas e soluções comunitários”, disse.
Ele anunciou ainda que será inaugurada na próxima quarta-feira, 1º de agosto, às 9h, em frente à Praça Valdemar da Mota e Silva [antiga praça 22 de Dezembro]. “Nós estamos convidando toda população a prestigiar a inauguração do nosso comitê central que servirá de ponto de apoio aos nossos candidatos a vereadores, correligionários políticos e eleitores”, disse.
Chico Soares assinala que pretende fazer uma campanha de intensa visita aos eleitores buscando divulgar o plano de governo para ser executado a partir de janeiro de 2013. “Temos uma política voltada para os setores do trabalho, geração de postos de trabalho, infraestrutura, saúde pública, educação de qualidade, incentivo ao desporto e lazer”, disse ele.
O candidato a prefeito da coligação “Forte é o Povo”, que reside há 40 anos em João Lisboa, diz que se identifica com o eleitorado simples que sonho pela melhoria da qualidade de vida, principalmente com um poder público atuante nos setores da infraestrutura, da saúde e educação.
“Nós temos sido muito bem recebido pelo eleitorado, pois temos uma história de vida, desde quando iniciamos nosso comércio, e estamos preparados para vencermos essa eleição”, finalizou. (Da Assessoria)

O candidato a prefeito Chico Soares, da coligação “Forte é o Povo”, convida a população para a inauguração do comitê central

INADIMPLÊNCIA Prefeitura está 120 dias sem energia elétrica


Há cinco meses o prefeito não dá expediente na prefeitura; servidores estão com salários atrasados e serviço de recolhimento de lixo está quase paralisado

Por Gil Carvalho
Governador Edison Lobão – Sem funcionamento. Assim está há quatro meses a Prefeitura de Governador Edison Lobão (30 km de Imperatriz) desde que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) suspendeu o fornecimento de energia elétrica devida à inadimplência do município que chega a mais de R$ 1 milhão de reais.
“O prefeito abandonou há cinco meses a prefeitura municipal, sem dar expediente à comunidade que busca uma solução para os problemas emergenciais”, lamentou o presidente da Câmara de Vereadores de Governador Edison Lobão, Joel Vieira de Brito. Ele repudiou a medida do prefeito Lourenço Silva de Morais de “despachar” atos oficiais em um posto de combustível, localizado nas margens da rodovia BR-010 (8 km do centro da cidade).
Segundo ele, os vereadores estão sendo pressionados pela comunidade para que providências sejam adotadas, embora várias denúncias tenham sido feitas contra o gestor municipal na imprensa e no Ministério Público do Maranhão. A situação é de descaso e calamidade pública em Governador Edison Lobão.
Joel Vieira de Brito assinala que o caos administrativo tem provocado diversos transtornos à comunidade, principalmente aos estudantes que foram prejudicados durante os Jogos Escolares de Governador Edison Lobão (JEGEL). “Sem energia elétrica na única quadra poliesportiva que fica em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, os alunos-atletas foram obrigados a participar de competições esportivas em pleno sol”, disse.
Ele contou ainda que o festejo junino, realizado todos os anos na quadra poliesportiva, teve que ser transferido para outro local devido à falta de energia elétrica. Além disso, o prefeito Lourenço Morais tem desprezado a convocação feita pelo Poder Legislativo para prestar esclarecimento em plenário sobre esse descaso administrativo.
ABANDONO
Ele denuncia ainda que os moradores dos bairros e povoados sofrem com o abandono administrativo, pois caminhões que prestavam serviços para fazer o recolhimento de lixo doméstico estão há seis meses sem receber da prefeitura, paralisando o serviço considerado essencial. “Temos lixo acumulado em todos os setores dos bairros e povoados, pois a coleta de lixo não está sendo feita regularmente em Governador Edison Lobão”, concluiu.

No apagão, prédio da Prefeitura de Governador Edison Lobão está abandonado há 120 dias

quinta-feira, 26 de julho de 2012

VEREADORES REALIZARÃO AMANHÃ GRANDE ATO PÚBLICO EM FRENTE À PREFEITURA DE EDISON LOBÃO



Governador Edison Lobão – Em decorrência do caos administrativo, os vereadores de Governador Edison Lobão, realizarão nessa sexta-feira (27), às 9h, grande ato público em frente ao prédio da Prefeitura Municipal que está 120 dias na escuridão. O município deve mais de R$ 1 milhão de reais à Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
O caos administrativo atinge também o setor da limpeza pública, onde os donos de caminhões alugados para o município estão com seis meses atrasados; postos de saúde sem medicamentos; estradas vicinais intrafegáveis e servidores com mais de três meses de atraso.
O ato público tem o objetivo ainda de chamar a atenção do Ministério Público do Maranhão para que adote providências em desfavor do prefeito Lourencio Morais.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CESTE promove semana da preservação ambiental em hidrelétrica


                                
Sempre criterioso na hora de implementar ações focando as boas práticas ambientais, o Consórcio Estreito Energia (CESTE), construtor da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), reuniu centenas de pessoas, entre comunidade, alunos de escolas públicas da região, e funcionários do empreendimento, no Centro de Visitantes que funciona dentro do Canteiro de obras da Hidrelétrica. O econtro ocorreu durante a realização da V Semana do Meio Ambiente, promovida pela Usina de Estreito.
O Consórcio desenvolveu durante toda uma semana, diversas atividades com os funcionários e convidados no canteiro de obras, como a ministração de palestras e a realização do projeto Cine pipoca, onde ocorreram exibições de documentários direcionados a discussões referente à preservação do meio ambiente. Os alunos da Escola Municipal Degraus do Saber, da cidade de Aguiarnópolis (TO), primeiros a participar do encontro, foram recebidos pelos colaboradores do CESTE com um requintado café da manhã, e em seguida assitiram o documentário “A História das Coisas”. O vídeo traz na sua narrativa o processo da extração e produção até a venda, consumo e descarte dos produtos em geral.
Ainda no primeiro dia, no turno vespertino, um grupo de jovens da Igreja Católica da cidade de Estreito foram recebidos com a palestra “Sustentabilidade Ambiental”, ministrada pelo professor universitário, Cristy Hadson Pereira dos Santo, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  O conteúdo apresentando pelo docente foi focado na explicação do que se trata a sustentabilidade e suas definições, divulgando que a referida ação tem como objetivo suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
No último dia da Semana do Meio Ambiente promovida pela UHE Estreito foi ministrada uma palestra que teve como tema  “Controle de Pragas Urbanas no Contexto da Sustentabilidade Ecológica”, apresentada pelo médico veterinário sanitarista, José Lopes da Fonseca. “Estamos aqui para apresentar técnicas desenvolvidas com materiais sem agredir o meio ambiente, usando os recursos  de forma inteligente para que o meio ambiente se mantenha saudável no futuro. Seguindo os modelos apresentados, a humanidade também pode garantir vida longa”, comentou.
Para encerrar as atividades foi apresentado  o vídeo “ Lixo Extraordinário”. O documentário mostra a produção de obras de arte com material coletado no  maior aterro sanitário da América Latina, situado no bairro Jardim Gramacho, localizado na cidade Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.  O local recebe, por dia, mais de 7.000 toneladas de lixo provenientes de mais dois municípios da Baixada Fluminense e também da cidade do Rio de Janeiro.
Para o gerente de Meio Ambiente do CESTE, Isac Braz, trabalhar a conscientização sobre o meio ambiente, disseminando essas ações no mais diversificado público é o melhor a se fazer para criar multiplicadores em prol da preservação ambiental.

Deputado Léo Cunha indica implantação de UPR no município de Açailândia





A implantação de uma Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) no município de Açailândia foi solicitada pelo deputado Léo Cunha (PSC), ao Governo do Estado, no final do mês passado. Com o pedido o parlamentar pretende oferecer melhores condições para que os encarcerados possam ser reinseridos na sociedade.
Anteriormente o deputado já havia feito o mesmo pedido para a cidade de Estreito, pleito que também foi aprovado e encaminhado ao executivo estadual.
Com a implantação da unidade, será oferecida assistência à saúde, material, jurídica, educacional, social e religiosa. Obedecendo ao que é estabelecido pela Lei da Execução Penal.
“Acredito que a partir do momento que contarem com as condições necessárias, os apenados terão muito mais chances de voltar a conviver de forma saudável na sociedade, no período pós-pena,” disse o deputado.
Após ter sido aprovada pela Mesa Diretora, a indicação do deputado, foi encaminhada ao secretario de justiça e administração penitenciária, Sérgio Tamer, para que sua execução possa ser viabilizada o mais breve possível.  


terça-feira, 24 de julho de 2012

Dr. Pádua destaca trabalho legislativo na Assembleia



Imperatriz – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD), eleito 3º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (biênio 2013/2014), fez ontem uma avaliação positiva do primeiro semestre dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Maranhão. “Esse resultado é considerado positivo, pois foram aprovadas diversas proposições, inclusive indicações que solicitam benefícios para a comunidade de Imperatriz e dos municípios da região Tocantina”, disse.
O deputado elenca a liberação de recursos para perfuração de poços artesianos e aquisição de ambulância para o município de Sítio Novo do Maranhão; liberação de recursos junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para construção de estrada vicinal em Amarante do Maranhão; recursos para asfaltamento da via de acesso ao novo campus da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e a luta pela implantação do curso de Medicina, em Imperatriz.
“Temos ainda solicitado ao governo estadual a revitalização de rodovias estaduais [MA-122; MA-280 e a MA 006] consideradas de suma importância para assegurar o transporte de mercadorias e de passageiros na região sudoeste do Maranhão”, justificou ele, que também solicitou à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) a recuperação das barreiras policiais e a aquisição de dez novas viaturas para o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), sediado em Imperatriz.
Ele ressaltou ainda os avanços conquistados na área da saúde pública, principalmente depois da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída pelo Governo do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde. “Existe ainda a previsão de ser concluído nesse segundo semestre do ano novos hospitais de 20 leitos na região Tocantina, ajudando a desafogar o atendimento no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão”, disse.
Barreira
Dr. Pádua assegurou que lutará, em parceria com os demais deputados da região Tocantina, para que seja construída uma barreira da Polícia Militar na cabeceira da ponte Dom Affonso Fellipe Gregory, na divisa com o Estado do Tocantins. “Essa via se transformou em rota de fuga de bandidos para o vizinho estado do Tocantins”, concluiu.

Dr. Pádua diz que ações parlamentares foram positivas nesse primeiro semestre

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Congresso aprova integrantes do Conselho de Comunicação Social


O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) a composição do Conselho de Comunicação Social (CCS), previsto no artigo 224 da Constituição como órgão auxiliar do parlamento, mas que não funciona desde 2006. Entre suas funções está avaliar questões ligadas à liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação e emitir pareceres e recomendações ligadas à produção e programação de emissoras de rádio e TV.


Composto por 13 titulares e 13 suplentes, o Conselho também deve opinar, quando consultado, sobre propagandas de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. O colegiado também pode avaliar as finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da programação das emissoras de rádio e televisão e deve prezar pela regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

Outros temas que podem passar por análise do Conselho são propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Esta será a terceira composição do Conselho, regulamentado pela Lei 8.389/1991. A primeira foi aprovada em 2002 e a segunda, em 2004. O órgão inclui representantes dos veículos de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil.

Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional. Cada membro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. De acordo com a lei, o Conselho de Comunicação Social deve eleger seu presidente e vice-presidente dentre os representantes da sociedade civil, e as despesas do colegiado são pagas pelo Senado.

Veja a lista dos novos membros do Conselho de Comunicação Social:

Representante das empresas de rádio: Walter Ceneviva (titular) e Daniel Slaviero (suplente)
Representante das empresas de televisão: Gilberto Carlos Leifert (titular) e Márcio Novaes (suplente)
Representante de empresas da imprensa escrita: Alexandre Jobim (titular) e Lourival Santos (suplente)
Engenheiro com notório conhecimento na área de comunicação social: Roberto Franco (titular) e Liliana Nakonechnyj (suplente)
Representante da categoria profissional dos jornalistas: Celso Schröder (Titular) e Maria José Braga (suplente)
Representante da categoria profissional dos radialistas: José Catarino Nascimento (titular) e Eurípedes Corrêa Conceição (suplente)
Representante da categoria profissional dos artistas: Jorge Coutinho (titular) e Márcio Marcelo (suplente)
Representante das categorias profissionais de cinema e vídeo: Luiz Antonio Gerace da Rocha (titular) e Pedro Pablo Lazzarini (suplente)
Representante da sociedade civil: Miguel Angelo Cançado (titular) e Wrana Panizzi (suplente)
Representante da sociedade civil: Arcebispo Dom Orani João Tempesta (titular) e Pedro Rogério Couto Moreira (suplente)
Representante da sociedade civil: Ronaldo Lemos (titular) e Juca Ferreira (suplente)
Representante da sociedade civil: João Monteiro Filho (titular) e José Vitor Castiel (suplente)
Representante da sociedade civil: Fernando Cesar Mesquita (titular) e Leonardo Petrelli (suplente).

Fonte: Tele Síntese

terça-feira, 17 de julho de 2012

Prefeitura começa serviço de asfaltamento de ruas


Na semana passada, o município concluiu o bloqueteamento da rua Quintiliano José Tavares que interliga a Avenida Fabrício Ferraz, passando pelo bairro Goiás, a rodovia MA-280

Montes Altos – O maior serviço de pavimentação (bloqueteamento) de ruas e avenidas da história de Montes Altos (63 km de Imperatriz) continua sendo realizado pela prefeitura municipal em parceria com os governos estadual e federal. “Já foram revitalizadas desde o começo do governo mais de 10 ruas beneficiando dezenas de moradores”, contou à reportagem o prefeito Dr. Valdivino Rocha Silva (PV).
A obra transforma o aspecto urbanístico, valoriza os imóveis e melhoria a qualidade de vida da população eliminando a poeira e a lama, problema que se arrastava durante décadas, como é o caso da Vila João Alberto, onde os moradores relatam que “estavam esquecidos durante anos pelo poder público”.
Agora, a Prefeitura conclui os serviços de bloqueteamento da rua Quintiliano José Tavares interligando-a da Avenida Fabrício Ferraz, passando pelo bairro Goiás, a rodovia MA-280. A obra era um antigo sonho dos moradores que residem há mais de 20 anos na Quintiliano Tavares, via que passa em frente ao prédio da Câmara de Vereadores.
Avenida Principal
Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Montes Altos já começou a obra de pavimentação, drenagem e sinalização turística da Avenida Principal que interligará o Centro ao bairro Vila Angical.Esse é um sonho histórico da comunidade montealtense, bem como para quem visita a cidade, pois com o asfaltamento a via ser tornará no maior point turístico de Montes Altos.
Dr. Valdivino Rocha informou à reportagem que está sendo investido quase R$ 800 mil reais na obra que transformará a Avenida Principal no novo cartão-postal da cidade de Montes Altos. Os serviços já foram iniciados e devem ser concluídos até o final desse ano.

Dr. Pádua destaca festa dos 160 anos de Imperatriz


Evento realizado na Avenida Beira-rio reuniu mais de 40 mil pessoas

Imperatriz – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) destacou nessa segunda-feira (16) a programação organizada pela prefeitura municipal em comemoração aos 160 anos de Imperatriz, a “Princesa do Tocantins”.
Ele assinalou o lançamento, em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos (ETC), do selo e do carimbo comemorativo dos 160 anos de Imperatriz. “Esse é um momento histórico, pois é a segunda vez que o selo e o carimbo foram lançados durante a celebração do aniversário de Imperatriz”, disse.
O parlamentar ressalta a importância do selo que divulgará positivamente a cidade de Imperatriz para o Brasil e o mundo, além de servir de material de pesquisa escolar para os alunos do ensino fundamental e médio. “De parabéns o prefeito Sebastião Madeira pela iniciativa e a valorização da imagem de Imperatriz, cidade considerada a ‘Capital da Energia’; ‘Portal da Amazônia’; ‘maior entreposto comercial’ e a ‘metrópole do sudoeste do Maranhão’”, contou.
Dr. Pádua também enfatizou a belíssima cerimônia que homenageou 18 personalidades da sociedade que receberam a comenda Frei Manoel Procópio; o troféu Jurivê de Macedo e a distinção honrosa “Orgulho da Gente”. “Foram homenageados médicos, advogados, jornalistas e radialistas, artista plástico, funcionário público, professora; odontólogo, promotor de Justiça e juízes”, reiterou.
Ele citou ainda a realização da  Corrida 16 de Julho, do corte do bolo de 160 metros na rua Rui Barbosa, em frente ao prédio da Prefeitura de Imperatriz, bem como a realização do grande show de Fábio Jr., que reuniu mais de 40 mil pessoas na Avenida Beira-rio. “Nós também queremos parabenizar Imperatriz pelos seus 160 anos que nesses últimos quatro anos têm muito que comemorar, pois temos hoje uma cidade cada vez melhor”, concluiu.


Deputado Dr. Pádua destaca festa dos 160 anos realizada pela Prefeitura de Imperatriz

818 candidatos foram impugnados pela Justiça Eleitoral no MA


A maior quantidade de impugnações foi registrada em Paço do Lumiar (55), Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Roque (37) e Buritirana (31)
SÃO LUÍS - No Maranhão, o número de candidatos a prefeito, vice e vereador às Eleições 2012 que tiveram suas candidaturas impugnadas é de 818. Entretanto, em 76 localidades, de um total de 217 municípios que formam o estado, não houve uma impugnação sequer, segundo informações da seção de dados partidários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Arame, Bacuri, Balsas, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Cajari, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Codó, Fernando Falcão, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Matões, Mirinzal, Paraibano, São José de Ribamar (dentre outros) são exemplos de municípios onde nenhum candidato teve sua candidatura contestada pelas coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral.
“É um ótimo dado este de que em mais de 30% do Estado não houve impugnações. Isto significa que o princípio da moralidade e do fortalecimento da Democracia está começando a ser respeitado. A iniciativa popular da ficha limpa tem contribuído muito”, disse a presidente do TRE-MA, desembargadora Anildes Cruz, ao saber do balanço das impugnações.
A maior quantidade de impugnações foi registrada em Paço do Lumiar (55), Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Roque (37), Buritirana (31), Araguanã (25), Candido Mendes (24) e Governador Newton Bello (23).
Já em Afonso Cunha, Barra do Corda, Benedito Leite, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Carolina, Cedral, Chapadinha, Cidelândia, Coelho Neto, Coroatá, Governador Archer, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Loreto, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Rita, São Domingos do Azeitão, Satubinha e Tutóia, apenas um candidato foi impugnado em cada uma destas cidades

Deputado Léo Cunha participa das homenagens aos 160 anos da cidade de Imperatriz




Ao participar da solenidade que comemorou os 160 anos da fundação de Imperatriz, segunda feira (16), o deputado Léo Cunha (PSC), falou do seu orgulho em ser filho da cidade, e de poder representá-la na Assembleia Legislativa do Estado.
O parlamentar iniciou seu discurso destacando seu compromisso com o povo da cidade, colocando-se a disposição para contribuir cada vez mais com o seu desenvolvimento. “Quero poder sempre lutar para que Imperatriz seja cada vez mais bonita e próspera,” disse.
Léo Cunha enfatizou ainda que a força do trabalho e a garra do povo do município foram os fatores responsáveis por transformá-lo no segundo maior centro econômico, político e cultural do estado, sendo visíveis para todos os que escolheram Imperatriz para morarem, e como sua cidade do coração.  
“Imperatriz é hoje destaque, não apenas no Maranhão, mas em todo o país, graças à produtividade na agricultura, pecuária, comércio, indústria e serviços,” assinalou o deputado.
Porém, o deputado também chamou atenção para as várias dificuldades pelas quais a cidade passa, e frisou que para vencê-las deverão haver investimentos, no setor de negócios, que gerem, principalmente, emprego e renda aos imperatrizenses.
“Para superar os desafios, deveremos nos unir e continuar lutando tanto na esfera da política estadual, quanto nacional, para que os recursos possam vir e serem investidos na qualidade de vida da população,” alertou o deputado.
Para ele a cidade carece ainda de obras em áreas essenciais como infraestrutura, educação e saúde, que atendam a demanda gerada nos últimos anos. “Nossa cidade cresceu muito nos últimos anos, e os investimentos devem vir na mesma proporção,” explicou.
            Ao encerrar sua fala o deputado ratificou seu compromisso em buscar junto ao governo a execução de obras importantes para a cidade, a exemplo da revitalização do centro comercial, solicitado por ele recentemente. “Fiz essa solicitação por acreditar que essa obra irá mudar definitivamente a estrutura do comércio local”, disse.
Desde que assumiu seu mandato em fevereiro de 2011, o deputado já indicou a realização de várias obras para a cidade. As solicitações feitas contemplam áreas primordiais como educação, saúde, segurança, lazer, infraestrutura, esporte, entre outras.
“Tenho pressa para ver nossa cidade desenvolvendo-se, por isso estou incessantemente solicitando ao governo que mande as obras necessárias pra cá, para que a população possa desfrutar da cidade que merece ter para viver bem” ressaltou.